Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Casa dos moscatéis de Palmela tem duas novidades (raras)

Custam 4500 euros e dão a provar um século de dedicação de uma família histórica da vila.

Casa dos moscatéis de Palmela tem duas novidades (raras)
Notícias ao Minuto

16:00 - 08/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Enoturismo

Embarque numa viagem no tempo através dos novos e raros moscatéis da Quinta do Piloto, em Palmela. Conhecida como 'a casa dos moscatéis raros e de luxo', acaba de lançar duas novidades: o Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel de Setúbal e o Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel Roxo.

Estes moscatéis são uma edição limitada de 25 garrafas. Protegidas na adega da quinta, as 10 pequenas barricas de 50 litros de moscatéis foram reservadas pelo fundador, Humberto da Silva Cardoso, quando adquiriu a propriedade. Com o passar dos anos,
as quatro gerações seguiram o ritual de atestar, anualmente, as barricas com
o melhor de cada colheita.

"Estes moscatéis são uma homenagem ao meu bisavô, fundador da Quinta, Humberto da Silva Cardoso e pretendem refletir todo o conhecimento e cuidado da nossa família, até aos dias de hoje e também dos 200 hectares de vinhas dos melhores 'terroirs' da nossa região. São verdadeiros tesouros que fazem parte da história da produção de vinho em Portugal e que a Quinta do Piloto tem acompanhado", diz Filipe Cardoso, proprietário e enólogo da Quinta do Piloto, em comunicado. 

Com o último atesto, em 1996, o Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família é um vinho de cor topázio carregado com tonalidades verde azeitona. O aroma revela notas de café, mel, frutos secos, tabaco e apontamentos de vegetação envolvente e caril. No palato, é um vinho velho e raro, com uma concentração de açúcares e uma acidez que resulta numa prova única.

Já o Quinta do Piloto Moscatel Roxo Coleção de Família apresenta-se com uma cor topázio muito carregado e tons esverdeados. Com o último atesto, em
2005, evidencia um aroma complexo, com perceção de doçura, mas também notas a caramelo salgado, tabaco doce e flores brancas. O paladar é meloso, concentrado e denso.

Leia Também: 'Wine lovers': Há um novo trio de vinho que têm (mesmo) de provar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório