Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Estudos confirmam a redução da imunidade da vacina da Pfizer

A proteção imunológica proporcionada pelas duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, diminui após aproximadamente dois meses.

Covid-19: Estudos confirmam a redução da imunidade da vacina da Pfizer
Notícias ao Minuto

07:51 - 08/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vacinação

Contudo, a proteção contra a Covid grave, necessidade de hospitalização e morte permanece forte. 

As conclusões são de dois estudos realizados em Israel e no Qatar publicados no New England Journal of Medicine e citados pela CNN.

Leia Também: Anticorpos da estirpe original do coronavírus não se ligam a variantes

Ambas as pesquisas confirmam que a proteção imunológica oferecida por duas doses da vacina da Pfizer contra a doença pandémica cai após cerca de dois meses, reiterando as recomendações das entidades de saúde de que mesmo pessoas totalmente vacinadas necessitam de se manter em estado de alerta. 

O estudo feito em Israel com 4.800 profissionais de saúde aponta que a quantidade de anticorpos presentes no organismo decresce rapidamente após a toma das duas doses da vacina "especialmente entre homens, entre pessoas com 65 anos de idade ou mais e entre pessoas com imunossupressão". 

"Conduzimos este estudo prospetivo de corte longitudinal envolvendo profissionais de saúde no Sheba Medical Center, um grande centro médico terciário em Israel", escreveu o médico Gili Regev-Yochay de Sheba e uma equipa de investigadores. 

Acrescentando: "descobrimos que uma diminuição significativa e rápida na resposta humoral à vacina BNT162b2 [da Pfizer/BioNTech] foi observada meses após a vacinação". 

A pesquisa israelita concluiu ainda que a imunidade de pessoas que são vacinadas após a infeção natural por Covid-19 é maior.

"No geral, as evidências acumuladas de nosso estudo e de outros mostram que a resposta humoral de longo prazo e a eficácia da vacina em pessoas previamente infectadas foram superiores àquelas em recipientes de duas doses da vacina", redigiram os investigadores.

Adicionalmente, o segundo estudo realizado no Qatar analisou as infeções atuais entre a população totalmente vacinada na região. Sendo que a grande maioria dos habitantes havia tomado a vacina da Pfizer/BioNTech.

"A proteção induzida pelo BNT162b2 contra a infeção aumenta rapidamente após a primeira dose, atinge o pico no primeiro mês após a segunda dose e, em seguida, diminui gradualmente nos meses subsequentes", disseram Laith Abu-Raddad da Weill Cornell Medicine-Qatar e colegas.

"A diminuição parece acelerar a partir do quarto mês, para atingir um nível baixo de aproximadamente 20% nos meses subsequentes".

Todavia, de acordo com os especialistas, a proteção contra a necessidade de internamento hospitalar e de morte ficou acima de 90%. 

Para eles a proteção decrescente pode ter a ver com o comportamento dos indivíduos no dia-a-dia.

"As pessoas vacinadas presumivelmente têm uma taxa maior de contato social do que as pessoas não vacinadas e também podem ter menor adesão às medidas de segurança", escreveram os autores do estudo.

"Este comportamento pode reduzir a eficácia da vacina no mundo real em comparação com sua eficácia biológica, possivelmente explicando o declínio da proteção", concluíram.

Leia Também: Dose de vacina Pfizer após duas Coronavac aumenta 20 vezes anticorpos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório