Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Excesso de sedentarismo pode aumentar em até sete vezes risco de AVC

Novo estudo revela que indivíduos que dedicam mais de oito horas diárias a atividades de lazer - que não incluem a prática de exercício físico - apresentam um risco mais elevado de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Excesso de sedentarismo pode aumentar em até sete vezes risco de AVC
Notícias ao Minuto

09:45 - 03/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle AVC

Um estudo publicado no jornal científico Stroke, da Associação Americana do Coração e citado pela revista Galileu, destacou que o lazer sedentário, nomeadamente ver televisão, ler, videojogos, usar o computador ou mexer no telemóvel, pode aumentar perigosamente o risco de AVC.

Investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, analisaram dados de saúde e estilo de vida dos cidadãos do país e apuraram que adultos com menos de 60 anos que passam oito ou mais horas por dia em hobbies sedentários registam uma probabilidade sete vezes superior de sofrer um AVC.

Leia Também: Hormonas aliviam dificuldades de movimento após lesão cerebral ou AVC

De acordo com a revista Galileu, os cientistas estudaram os dados de 143 mil adultos sem historial de AVC, doenças cardiovasculares ou cancro que haviam participado na Pesquisa de Saúde da Comunidade Canadiana nos anos 2000, 2003, 2005 e entre 2007 a 2012.

No decorrer deste período, foram registados 2.965 AVCs. Simultaneamente, os investigadores identificaram o tempo que cada um dos 143 mil voluntários despendeu com atividades sedentárias. Consequentemente, os participantes foram categorizados em quatro grupos: menos de quatro horas de lazer sedentário por dia; entre quatro a menos de seis horas por dia; de seis a menos de oito horas por dia e oito horas ou mais por dia. 

Em média, o tempo de sedentarismo foi aproximadamente quatro horas por dia entre adultos com menos de 60 anos. Porém, no grupo que reportou oito ou mais horas de hobbies sedentários e pouca atividade física, o risco de AVC demonstrou ser sete vezes mais elevado. 

"As pessoas devem estar cientes de que comportamentos sedentários podem ter efeitos adversos na saúde", disse Raed Joundi, líder do estudo, ao site da Associação Americana do Coração.

Leia Também: Estar sentado este número de horas por dia aumenta risco de AVC

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório