Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os benefícios poderosos dos espinafres para a saúde (e desvantagens)

É fã deste alimento?

Os benefícios poderosos dos espinafres para a saúde (e desvantagens)
Notícias ao Minuto

17:00 - 02/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Superalimentos

Com certeza recorda-se do Popeye, o desenho animado que assim que comia uma lata de espinafres adquiria uma força sobre-humana. Ora, segundo um artigo publicado pela CNN um facto que pode confirmar essa ligação entre o consumo do vegetal e força é a sua abundância em nitrato, "substância que pode aumentar a resistência muscular", explica Normam Hord, investigador do departamento de nutrição da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. 

Hord conta que o nitrato é rapidamente consumido durante a prática de atividade física intensa, e que repor a substância contribui para o fortalecimento dos músculos exercitados.

Leia Também: Cerejas: Uma fruta densa em nutrientes para desfrutar nos meses de calor

"No entanto, são necessários mais estudos para determinar se o aumento do nitrato no músculo se traduz em aumento da força e do desempenho atlético", diz.

Adicionalmente, o espinafre é abundante em vitamina K, que ajuda a reduzir a pressão sanguínea e o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. É ainda uma excelente fonte de vitamina C, além de não ter colesterol ou gordura. 

Mais ainda, a CNN revela que o nutricionista Rahaf Al Bochi recomenda adicionar o vegetal à dieta, devido aos benefícios à saúde conferidos pelas suas substâncias antioxidantes, vitaminas como folato, magnésio e vitamina A, além de fibras.

Os espinafres são igualmente abundantes em luteína, uma substância associada à saúde ocular e à redução de ocorrência de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira em idosos.

De salientar que a ingestão de folhas verdes em geral está associada à inibição de doenças cardíacas, à redução de incidência de acidentes vasculares cerebrais e de alguns tipos de cancros, assim como a diminuição do declínio das funções cognitivas, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology, em 2018. 

Desvantagens do consumo exagerado de espinafres

Os espinafres, principalmente se consumidos crus, podem gerar desconforto por acumulação de gases.

Segundo Normam Hord: "qualquer alimento ingerido em demasia não faz bem à saúde, incluindo o espinafre. Este contém ácido oxálico, que pode dificultar a absorção de minerais como o cálcio pelo organismo". O especialista acrescenta ainda que excesso de ácido oxálico também pode estimular a formação de pedras nos rins.

Outro efeito indesejado da ingestão do vegetal remete para a vitamina K presente no alimento que pode interferir na ação de medicamentos anticoagulantes.

"Pessoas que tomam esse tipo de medicamento devem reduzir o consumo de espinafre", alerta Hord.

Leia Também: Quatro a alimentos a ingerir durante a gravidez

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório