Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Pessoas que acordam cedo podem ter menor risco de depressão, diz estudo

Pesquisa sugere que rotinas naturais de sono juntamente com horários tradicionais de trabalho e escola podem impactar positivamente na saúde mental.

Pessoas que acordam cedo podem ter menor risco de depressão, diz estudo
Notícias ao Minuto

08:26 - 15/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

O estudo publicado na revista Molecular Psychiatry, e divulgado na CNN, baseou-se em dados de sono recolhidos a partir de monitores usados por mais de 85 mil voluntários do UK Biobank Study (banco de dados que contém informações genéticas e de saúde sobre mais de meio milhão de britânicos).

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores compararam essas informações sobre o sono a relatos pessoais de bem-estar e humor e apuraram que indivíduos com um ciclo de sono desequilibrado apresentam um risco mais elevado de sofrer de depressão e de ansiedade. 

Leia Também: Depressão: Maior estudo até ao momento destaca fatores de risco genéticos

"Os problemas de saúde associados a ser uma 'coruja noturna' são provavelmente resultado de ser uma 'coruja noturna' a viver no mundo de pessoas matinais, o que leva a uma perturbação nos ritmos circadianos do corpo", explicou a especialista em sono Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

Pesquisas prévias já haviam detetado uma associação entre depressão e ciclos de sono.

De acordo com Jessica Tyrrell, líder do estudo e professora sénior da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido: "desafiar o nosso relógio biológico interno parece estar altamente associado a níveis de depressão, e ter um desalinhamento maior foi associado a maiores chances de depressão".

Acrescentando: "embora a evidência mais forte seja de trabalhadores que trocam turnos, com alguns estudos sugerindo que esses indivíduos têm uma prevalência maior de depressão e níveis de saúde e bem-estar mais baixos". 

"Se é uma pessoa matutina, tem menos probabilidade de ter depressão e mais probabilidade de relatar um maior bem-estar. Isso pode ser em parte devido ao facto de que as pessoas matutinas têm menos probabilidade de ter 'jet lag social'", concluiu Tyrrell.

Leia Também: Covid-19: Medo da compaixão ampliou impacto da pandemia na saúde mental

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório