Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Estudo sobre a dengue na Indonésia eleva esperança de contenção do vírus

Os casos de dengue caíram drasticamente numa cidade da Indonésia depois de mosquitos portadores da bactéria Wolbachia terem sido introduzidos, de acordo com um estudo divulgado esta semana.

Estudo sobre a dengue na Indonésia eleva esperança de contenção do vírus
Notícias ao Minuto

12:48 - 11/06/21 por Lusa

Lifestyle Dengue

Após a introdução da bactéria Wolbachia numa população de mosquitos, os casos de dengue caíram 77%, mostram os resultados dessa experiência de três anos publicado no New England Journal of Medicine, que elevou a esperança da comunidade científica de conter a doença, que afeta mais de 50 milhões globalmente.

O número de infeções que requerem hospitalização também caiu 86% nas áreas da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java, onde o estudo foi realizado.

O estudo foi conduzido pelo programa de pesquisa World Mosquito Program (WMP) da universidade australiana Monash, no qual participou a universidade Gadjah Mada, da Indonésia.

"Este número de 77% é realmente fantástico para uma doença transmissível e estamos muito felizes com este resultado", disse Adi Utarini, pesquisador de saúde pública da Universidade Gadjah Mada.

A experiência consistiu em introduzir a bactéria numa população de mosquitos em áreas específicas de Yogyakarta e então medir o impacto sobre a incidência de infeções em humanos com idade entre 3 e 45 anos.

Desde o teste, o método da bactéria Wolbachia foi implementado em toda a cidade de Yogyakarta e a introdução desses mosquitos foi estendida às áreas circunvizinhas, ou seja, 2,5 milhões de habitantes.

A bactéria evita que o vírus se espalhe pelos mosquitos transmissores da dengue, os mosquitos Aedes aegypti, e infete humanos ao picá-los.

O resultado é semelhante ao obtido em testes anteriores realizados em outros países com a bactéria Wolbachia, encontrada em moscas das frutas e outros insetos.

Os cientistas esperam que o método venha a ser uma arma decisiva na batalha global contra uma doença potencialmente fatal.

Os sintomas da dengue são dores musculares, febre e náuseas. Mas, em casos graves, a dengue pode causar sangramento.

"Este é o resultado que esperávamos há muito tempo. Temos provas de que o nosso método Wolbachia é confiável, durável e reduz consideravelmente os casos de dengue", disse Scott O'Neill, diretor do Programa Mundial do Mosquito, citado no estudo.

A dengue é a doença transmitida por mosquitos de propagação mais rápida, com mais de 50 milhões de casos por ano em todo o mundo.

Estudos também demonstraram que esse método é eficaz na prevenção da transmissão do vírus zika, da chikungunya, febre-amarela e outras doenças transmitidas por mosquitos.

Leia Também: Comer frutas frescas reduz o risco de diabetes tipo 2, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório