Meteorologia

  • 28 JULHO 2021
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

Jejum: Cetose, a palavra 'poderosa' que muitos desconhecem

"Existem estudos científicos sobre os benefícios de uma dieta para a saúde, aliás os hábitos alimentares são os que mais estudos têm. Recordo que em 2016 atribuiu-se um Nobel a um cientista japonês que descobriu o mecanismo da autofagia - provou que o corpo, quando em privação de alimento, começa a comer os seus nutrientes tóxicos", explica Ignácio Sanjoux, Diretor Médico da Pronokal Group, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Jejum: Cetose, a palavra 'poderosa' que muitos desconhecem
Notícias ao Minuto

09:00 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Dieta cetogénica

Quem faz jejum de muitas horas ou quem decide avançar com uma dieta cetogénica, que se baseia no processo de cetose, passa a produzir energia a partir de gordura que está armazenada no organismo. Isto, altera o metabolismo, torna o corpo uma máquina de consumir gordura, perde peso, previne doenças e aumenta a longevidade.

Enquanto médico prescritor de uma dieta cetogénica não tenho dúvidas dos resultados possíveis. A determinação e, acima de tudo, o acompanhamento médico são os dois elementos fundamentais para o sucesso. Ter um médico a acompanhar uma dieta para muitos é considerado excessivo ou até ‘absurdo’, mas não se deixe enganar, saber o que refletem as suas análises antes, durante e depois de avançar com uma dieta é crucial para a eficácia de todo o processo, porque o que se pretende é saúde a todos os níveis.

A dieta cetogénica tem múltiplos benefícios para a saúde, tendo sido originalmente, criada para ajudar quem sofria de convulsões e muito útil para tratar ou aliviar sintomas de epilepsia. Por outro lado, estudos mostraram que uma dieta cetogénica significa que mais de 90% do peso que o paciente perde é especificamente massa gorda e, que graças a isso, também melhora ou até normaliza o índice de resistência à insulina, indicador da diabetes tipo 2. Em outubro deste ano, falava-se que Portugal seria o país da União Europeia com mais pessoas com diabetes, registando mais de um milhão de portugueses.

Há quem veja a dieta cetogénica enquanto uma mudança nos hábitos alimentares, uma alteração no estilo de vida e estão certos. Contudo, a dieta não é recomendada para todos e como tal, não deve adotar esta dieta sem consultar um médico, pois o ideal é que seja ele a prescrever-lhe esta dieta. Antes de iniciar o processo importa ver exames e saber se está ‘apto’ para a dieta porque as alterações drásticas na alimentação devem ser sempre seguidas por profissionais de saúde garantindo, de forma efetiva, uma alteração saudável para todo o seu organismo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório