Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Estudo descobre novo efeito de comer kiwi todos os dias

Pode ajudar a combater os radicais livres.

Estudo descobre novo efeito de comer kiwi todos os dias
Notícias ao Minuto

09:00 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentos

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients no início deste ano, atletas que comeram dois kiwis por dia durante um mês reduziram o dano oxidativo provocado pelo treino físico intenso. Pessoas que praticam exercício de alta intensidade rotineiramente tendem a ingerir uma grande quantidade de oxigénio quando se exercitam, e embora o oxigénio seja essencial para a contração muscular, inalar em excesso também pode aumentar o número de radicais livres no corpo. Por sua vez, ocorre o stress oxidativo, que é descrito como um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no corpo.

Como explica a Eat This, Not That!, com o tempo, o stress oxidativo pode danificar o ADN, bem como o tecido adiposo e as proteínas essenciais do corpo. Como resultado, vários problemas de saúde podem surgir, incluindo hipertensão, diabetes, aterosclerose e até mesmo a doença de Alzheimer.

Além do treino intensivo, o stress oxidativo pode ser causado pela ingestão de pesticidas em frutas e vegetais, poluentes no ar e até mesmo pelo consumo de uma dieta rica em açúcar, gordura e álcool.

Assim o kiwi pode ser a fruta de eleição para aumentar os seus níveis de antioxidantes. Para o estudo, investigadores no Japão recrutaram 30 corredores de média e longa distância em idade universitária que eram regularmente expostos ao stress oxidativo. Metade dos participantes foi instruído a comer dois kiwis por dia durante dois meses, sem outras mudanças na dieta, e a outra metade não consumiu nenhum kiwi. Aqueles que comeram a fruta duas vezes por dia reduziram os impactos prejudiciais do treino induzido pelo estresse oxidativo, aumentando os seus níveis de antioxidantes.

Leia Também: Três razões para que a banana seja a sua melhor aliada na perda de peso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório