Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Estudo descobre novo efeito de comer kiwi todos os dias

Pode ajudar a combater os radicais livres.

Estudo descobre novo efeito de comer kiwi todos os dias

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients no início deste ano, atletas que comeram dois kiwis por dia durante um mês reduziram o dano oxidativo provocado pelo treino físico intenso. Pessoas que praticam exercício de alta intensidade rotineiramente tendem a ingerir uma grande quantidade de oxigénio quando se exercitam, e embora o oxigénio seja essencial para a contração muscular, inalar em excesso também pode aumentar o número de radicais livres no corpo. Por sua vez, ocorre o stress oxidativo, que é descrito como um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes no corpo.

Como explica a Eat This, Not That!, com o tempo, o stress oxidativo pode danificar o ADN, bem como o tecido adiposo e as proteínas essenciais do corpo. Como resultado, vários problemas de saúde podem surgir, incluindo hipertensão, diabetes, aterosclerose e até mesmo a doença de Alzheimer.

Além do treino intensivo, o stress oxidativo pode ser causado pela ingestão de pesticidas em frutas e vegetais, poluentes no ar e até mesmo pelo consumo de uma dieta rica em açúcar, gordura e álcool.

Assim o kiwi pode ser a fruta de eleição para aumentar os seus níveis de antioxidantes. Para o estudo, investigadores no Japão recrutaram 30 corredores de média e longa distância em idade universitária que eram regularmente expostos ao stress oxidativo. Metade dos participantes foi instruído a comer dois kiwis por dia durante dois meses, sem outras mudanças na dieta, e a outra metade não consumiu nenhum kiwi. Aqueles que comeram a fruta duas vezes por dia reduziram os impactos prejudiciais do treino induzido pelo estresse oxidativo, aumentando os seus níveis de antioxidantes.

Leia Também: Três razões para que a banana seja a sua melhor aliada na perda de peso

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório