Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Beber café 30 minutos antes do exercício aumenta queima de calorias

Sim, o café não só é delicioso como também pode ser o seu 'melhor amigo' quando se trata de perder peso.

Beber café 30 minutos antes do exercício aumenta queima de calorias
Notícias ao Minuto

10:40 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Emagrecer

Segundo um novo estudo espanhol publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, ingerir uma chávena de café - aproximadamente 3mg/kg de cafeína, o equivalente a uma dose forte -, meia hora previamente à prática de exercício físico, eleva significativamente a queima de gordura, reporta um artigo divulgado na revista Galileu.

A pesquisa, realizada por investigadores da Universidade de Granada (UGR), calculou a oxidação de gordura em testes aeróbicos que incluíram quinze homens, com uma idade mediana de 32 anos.

Antes de cada exercício, explica a Galileu, praticado quatro vezes em intervalos de sete dias, os voluntários consumiram 3mg/kg de cafeína ou um placebo, em dois horários diferentes, nomeadamente: às 8h e às 17h. Entretanto, fatores como, por exemplo, o tempo decorrido desde a última refeição e atividade física, foram padronizados com precisão entre o grupo.

Os testes incluíam pedalar à velocidade de 50W durante três minutos, mantendo um ritmo entre 60-100 rpm – correspondendo a um "protocolo de aquecimento", assim denominado pelos investigadores.

Acréscimos subsequentes de 25W, a cada três minutos, foram administrados sobre a carga de esforço dos voluntários. De seguida, podiam descansar por cinco minutos e beber água, antes de começarem mais uma vez uma atividade de esforço progressivo. 

De acordo com a revista Galileu, os dados apurados reiteram o poder da cafeína como uma das substâncias mais eficazes para melhorar a performance desportiva.

Sem ter em conta a hora do dia, a ingestão da substância incrementou notavelmente a taxa máxima de oxidação de gordura (MFO) durante o exercício. Comparativamente ao turno matinal, o desempenho revelou ser ainda maior durante a tarde: 10,7% versus 29%, respetivamente.

Adicionalmente, o composto químico provocou uma subida das taxas de Fatmax, isto é a intensidade de exercício que causa oxidação máxima de gordura e VO2max, o volume máximo de oxigénio granjeado pelo corpo na atmosfera e transportado para os músculos.

"A combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios em intensidade moderada no período da tarde parece ser o melhor cenário para indivíduos que buscam aumentar a quantidade de gordura queimada durante o atividade aeróbica contínua", escreveram os autores do estudo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório