Covid-19: Vacina da Moderna pode causar reação de pele bizarra

A vacina da Moderna contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, pode causar uma reação dolorosa no braço até 11 dias após a toma, alertam especialistas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/03/2021 08:19 ‧ 08/03/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

O efeito secundário, apelidado de 'braço de Covid' manifestou-se num pequeno número de pacientes nos Estados Unidos. 

Contudo, os investigadores enfatizam que as pessoas que sofrem a reação inofensiva devem ainda assim tomar a segunda dose da vacina para alcançarem a máxima proteção contra a Covid-19 - cerca de 95% para a vacina da Moderna.

Um artigo publicado no New England Journal of Medicine, revela que ocorreram pelo menos 12 incidências de pacientes que desenvolveram marcas vermelhas de grande dimensão nos seus braços após lhes ser administrado o imunizante.

O estudo afirma que alguns pacientes receberam tratamento para as reações como gelo e anti-histamínicos, enquanto outros receberam soluções tópicas ou orais de forma a lidar com a reação

Descobriu-se que as reações surgiram de imediato nos braços de 84% dos participantes.

Especialistas afirmaram que, embora metade dos pacientes não tenha tido recorrência de grandes reações locais, três tiveram reações recorrentes que foram semelhantes às que haviam experienciado após a primeira dose.

Três pacientes também experienciaram reações menos graves com a segunda dose.

A médica Esther Freeman, diretora de dermatologia da saúde global no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, disse em declarações ao programa USA Today: "queremos garantir às pessoas que [o braço de Covid] é um fenómeno conhecido". 

"Ter uma grande mancha vermelha no braço por alguns dias pode não ser divertido, mas a realidade é que não há necessidade de pânico e nenhuma razão para não tomar a segunda dose da vacina", salientou. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas