Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Vacina da Pfizer pode ser menos eficaz em pessoas com esta condição

Estudo alerta que a vacina da Pfizer contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, pode ser menos eficaz entre indivíduos que sofrem de obesidade.

Vacina da Pfizer pode ser menos eficaz em pessoas com esta condição

Investigadores italianos afirmam que pessoas obesas produzem metade dos anticorpos - as proteínas que atacam o vírus. 

Tal poderá ocorrer porque a gordura dificulta o ótimo funcionamento do sistema imunológico, que por sua vez está envolvido na produção de anticorpos.

Peso extra pode causar inflamação a longo prazo, que sabota o sistema imunológico e torna-o assim menos capaz de combater a infeção.

A obesidade, definida como um IMC superior a 30, já mostrou ser um fator de risco para o desenvolvimento de Covid grave e inclusive morte, o que levou as autoridades de saúde a alertar o público para perder peso se necessário. 

Todavia, as razões exatas ainda não são totalmente compreendidas. 

O último estudo foi conduzido pelo médico e investigador Aldo Venuti, do Istituti Fisioterapici Ospitalieri em Roma, em Itália, e uma equipa de investigadores. 

A equipa analisou quantos anticorpos foram produzidos após a toma de duas doses da vacina Pfizer/Biontech em 248 profissionais de saúde - dos quais apenas 26 foram classificados como obesos, tornando-se um pequeno estudo.

Sete dias depois de receberem a segunda dose, 99,5% dos profissionais desenvolveram uma resposta de anticorpos capaz de combater o vírus.

A resposta foi maior entre aqueles que eram magros e menor entre os indivíduos considerados obesos - mesmo após ser contabilizada a idade, o que também pode amenizar a resposta dos anticorpos.

Aqueles que tinham um IMC normal apresentavam uma concentração média de anticorpos de 325,8 em comparação com 167,1 em pessoas obesas.

Os investigadores escreveram: "o estado constante de inflamação de baixo grau, presente em pessoas com excesso de peso, pode enfraquecer algumas respostas imunológicas, incluindo as emitidas pelas células T, que podem matar diretamente as células infectadas". 

Segundo os especialistas, este efeito já era conhecido para as vacinas contra a gripe, hepatite B e raiva.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório