Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Superalimentos: Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas

No Dia Mundial das Leguminosas, que se assinala hoje, dia 10 de fevereiro, a marca portuguesa Snood Foods partilha cinco formas de incluir este alimento no cardápio diário.

Superalimentos: Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas
Notícias ao Minuto

07:00 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Leguminosas

A Snood Foods, criadora dos primeiros snacks portugueses feitos deste alimento, dá dicas sobre como variar a alimentação e aumentar a ingestão de ingredientes nutritivos como feijão, ervilhas, grão de bico ou lentilhas.

As leguminosas são alimentos extremamente completos com inúmeros benefícios para a saúde. Não só são uma ótima fonte de proteína e fibra e fornecerem diversos minerais e vitaminas ao organismo, o seu consumo regular ajuda a reduzir o colesterol LDL e a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças coronárias. 

No entanto, segundo dados da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o consumo estimado de leguminosas dos portugueses está abaixo do recomendado, (correspondendo a somente a 0,6% por dia, quando deveria ser de 4%), e por isso mesmo a Snood Foods divulga cinco formas saudáveis de consumir leguminosas. A saber:

Em sopas

Adicionar as leguminosas à sopa dá-lhe uma maior riqueza nutricional e textura. 

Em pastas

Pastas como o famoso húmus de grão de bico podem ser facilmente confecionadas triturando e envolvendo a leguminosa com alho e azeite.

Diretamente da lata

Leguminosas cozidas, sejam preparadas em casa ou em lata, são extremamente versáteis, podendo acompanhar pratos tradicionais ou pratos mais exóticos como caril ou guisados.

No forno

Seja grão de bico, ervilha, ou feijão, é possível tornar as leguminosas crocantes como pipocas, levando-as ao forno. Basta por os alimentos numa travessa, temperar com especiarias a gosto (noz moscada, caril, cominhos, entre outras), e colocar no forno entre 15 a 20 minutos.

Em snacks

Os snacks saudáveis feitos 100% à base de leguminosas surgiram para promover um consumo rápido e prático, em qualquer lugar, seja no trabalho, na escola ou em casa. Sabores como grão-de-bico com sal, ervilha com sal, feijão com manga e pimentão e grão-de-bico com tomate e orégãos são opções já oferecidas pela Snood Foods.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório