Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19, animais e dicas caseiras: As notícias mais lidas de 2020

Descubra aquelas que foram as notícias mais lidas ao longo deste ano no Lifestyle ao Minuto. A escolha foi sua!

Covid-19, animais e dicas caseiras: As notícias mais lidas de 2020
Notícias ao Minuto

08:05 - 31/12/20 por Teresa David e Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle 2020 em revista

É inegável que 2020 foi um ano atípico, dominado por um vírus misterioso e desconhecido que rapidamente se propagou pelo mundo e já matou milhões. Desde os primeiros artigos sobre a origem do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, aos sintomas, formas de contágio e prevenção, o vírus despertou não só a curiosidade dos leitores, como - e naturalmente - uma sede insaciável por informação. 

Porém, e sobretudo em Lifestyle, não só de tragédias viveram os nossos leitores, que neste ambiente de incerteza deram predileção aos seus melhores amigos e fiéis companheiros - cães e gatos. Os animais de estimação suscitaram de forma impressionante o interesse de todos, provavelmente e em parte devido ao isolamento social que proporcionou uma maior convivência com estes pequenos seres tão especiais.

E esse tempo todo passado em casa, para a maioria dos portugueses, refletiu-se na procura por notícias sobre dicas de como tornar o lar mais acolhedor, como por exemplo formas de acabar com o cheiro a mofo do guarda-roupa ou as inúmeras utilidades do vinagre.

Recorda-se? Dê um passeio connosco pelas notícias mais lidas de 2020:

Ora, janeiro deu início a este 'ano de cão'. Neste caso literalmente. Os nossos leitores quiseram em massa saber 'Por que uivam os cães? Descubra quais podem ser os motivos', e confirmaram provavelmente aquilo que já sabiam no seu íntimo, nomeadamente que os 'Cães sabem quando alguém não é de confiança'.

Em fevereiro, foi o mês dos felinos, e neste caso a notícia que se destacou não era necessariamente algo que gostaria de saber: 'Se donos morrerem, gatos podem ter vontade de... os comer. Estudo alerta'... mas, e de acordo com a ciência, é verdade!

Talvez para esquecer esta descoberta perturbadora sobre o seu animal e encontrar algum conforto, os leitores voltaram-se para o vinho. Em 'É isto que acontece se beber um copo de vinho todas as noites', são apresentados alguns benefícios e malefícios desta bebida, reiterando assim que é tudo uma questão de moderação.

Entretanto, março foi o fatídico mês em que o novo coronavírus chegou oficialmente a Portugal e começaram as preocupações. Essa urgência por informação e sobre o que fazer está patente numa das peças mais lidas, nomeadamente 'Lavar a roupa a 30ºC não 'mata' o coronavírus. Faça isto'. A propagação da Covid-19 no nosso país levou à imposição da quarentena como forma de prevenção, o que por sua vez se traduziu, para muitos de nós, em dias inteiros, consecutivos, passados em casa. Assim surgiu um interesse sobre temas 'domésticos' e em 'Cinco problemas que pode solucionar com vinagre', os leitores aprenderam a usar o popular ingrediente na limpeza do seu lar. 

Em abril, e ainda em isolamento, regressou o interesse pelos patudos. O artigo 'Cães: Especialistas alertam para problema quando a quarentena terminar' refletiu acerca da possível ansiedade de separação que os animais iriam enfrentar quando os donos voltassem às suas rotinas normais. Este também foi o mês em que foram descobertos novos sintomas de Covid-19, como se pode constatar em 'Médicos alertam: Urticária e diarreia também são sintomas da Covid-19'.

Entretanto, em maio os felinos voltam ao pódio e conquistam a medalha de ouro, afinal os leitores estão preocupados com uma questão bastante enigmática, o que transpira com a visualização massiva do artigo O seu gato observa-o de longe? Tenha cuidado... - atenção podemos adiantar que o seu animal está chateado consigo. 

E mais uma vez surge vem ao de cima a preocupação com a Covid-19 e com uma nova condição Doença misteriosa relacionada com Covid-19 está a afetar jovens adultos. Uma patologia descrita como um tipo de 'síndrome inflamatória', semelhante à doença de Kawasaki e à síndrome de choque tóxico.

Já em junho, eles estão novamente na ribalta, por 'eles' entenda-se os nossos amados animais de estimação e o temido novo coronavírus, juntos numa só notícia: Pelo de cães e gatos pode transmitir coronavírus para os humanos.

É o mês em que também regressa um dos grandes preferidos dos leitores do Lifestyle ao Minuto Acabe com o cheiro a mofo no seu guarda-roupa (só precisa de vinagre). Sim o vinagre, esse grande favorito seja para temperar, emagrecer ou para usar em mezinhas caseiras. 

Em julho, o interesse pelos animais não mostrou sinais de abrandamento. De facto, neste mês, os leitores do Lifestyle ao Minuto ficaram a conhecer ‘Quatro coisas que os gatos odeiam nos seres humanos’. Ao que parece, estes animais misteriosos não são apreciadores de abraços, de sujidade e de ruídos e aromas fortes.

Mas, como seria de esperar, este foi também um mês de preocupação com o novo coronavírus. ‘Existem seis 'tipos' de Covid-19 e cada um tem sintomas específicos’ fala sobre uma equipa de investigadores do King’s College, em Londres, no Reino Unido, que utilizou inteligência artificial para distinguir as várias manifestações da doença.

Agosto despe as vestes habitualmente despreocupadas para dar continuidade à temática da pandemia. Em 'Os sintomas da Covid-19 tendem a aparecer nesta ordem. Esteja atento' divulgámos um estudo, realizado por cientistas da University of Southern California, que dizia que, normalmente, os pacientes apresentam febre, tosse, dor muscular e, em seguida, náuseas e/ou vómitos e diarreia.

A par das preocupações com a saúde, o calor trouxe também consigo o cuidado com a linha. 'Muita atenção. Estas três frutas são saudáveis, mas engordam...' chama a atenção para determinadas frutas que, apesar de ricas em nutrientes, podem também contribuir para um aumento de peso. É o caso do abacate, do coco e do açai

Em setembro, o tema que mais furor fez entre os leitores prendeu-se com os astros. As peças 'Dão tudo o que têm! Os três signos mais generosos do zodíaco' e 'Eu é que sei. Os três signos do zodíaco que nasceram para dar ordens' foram as mais lidas. A primeira enaltece a generosidade dos signos Leão, Balança e Sagitário e a segunda aponta as pessoas com os signos Leão, Escorpião e Balança como as mais autoritárias. 

Dos astros passamos para o exercício físico. Em outubro, 'O que acontece com o seu corpo se caminhar todos os dias' explicou os benefícios da prática diária para o corpo e para a mente. Neste mês, os artigos relativos à Covid-19 também merecem destaque. 'CV30. Descoberto anticorpo poderoso que combate o vírus' fala acerca da descoberta do CV30, um anticorpo em forma de Y, 530 vezes mais potente no combate ao SARS-CoV-2 do que os anticorpos que haviam sido encontrados até ao momento.

O novo coronavírus toma as rédeas do mês de novembro. 'Será? Cinco sinais de que já poderá ter tido Covid-19' identifica a letargia, a tosse e dor de garganta, a perda de olfato e paladar, a dor de cabeça e os problemas gastrointestinais como sinais de Covid-19. Já a peça 'Coronavírus no ar. Os locais onde corre maior risco de ficar infetado' diz que os restaurantes, ginásios, hotéis e locais de culto estão entre os 10% dos locais que parecem resultar em cerca de 80% das infeções

O ano termina com o tema que o marcou - a pandemia. 'O (novo) efeito da Covid-19 de longo prazo que se manifesta nos homens' foi a peça mais lida em dezembro e noticia o alerta, dado por uma médica americana, de que os homens com Covid-19 podem sofrer disfunção erétil a longo prazo. Há também relatos nas redes sociais de que a doença provoca mudanças nos ciclos menstruais das mulheres. Outra notícia relevante neste mês -  'Covid-19. Medicamento pode travar transmissão em 24 horas, diz estudo' - fala acerca de um novo medicamento antiviral, MK-4482/EIDD-2801 ou Molnupiravir, que se mostrou eficaz a travar o contágio do novo coronavírus em furões. Dezembro foi ainda o mês em que a União Europeia aprovou a vacina da BioNTech-Pfizer para a Covid-19 - uma notícia que representa 'a luz ao fundo do túnel', um sinal de esperança para o ano que se inicia.

O Lifestyle ao Minuto regressa em 2021 com temas que pretendem melhorar o seu estilo de vida e com o mesmo rigor de sempre. 

As 12 notícias mais lidas em Lifestyle:

Por que uivam os cães? Descubra quais podem ser os motivos

Se donos morrerem, gatos podem ter vontade de... os comer. Estudo alerta

Cinco problemas que pode solucionar com vinagre 

Cães: Especialistas alertam para problema quando a quarentena terminar 

O seu gato observa-o de longe? Tenha cuidado... 

Pelo de cães e gatos pode transmitir coronavírus para os humanos

Quatro coisas que os gatos odeiam nos seres humanos

Os sintomas da Covid-19 tendem a aparecer nesta ordem. Esteja atento

Dão tudo o que têm! Os três signos mais generosos do zodíaco 

O que acontece com o seu corpo se caminhar todos os dias 

Será? Cinco sinais de que já poderá ter tido Covid-19

O (novo) efeito da Covid-19 de longo prazo que se manifesta nos homens

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório