Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

CV30. Descoberto anticorpo poderoso que combate o vírus

Cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, nos EUA, já conseguiram mapear a sua estrutura molecular.

CV30. Descoberto anticorpo poderoso que combate o vírus

Chama-se CV30, tem forma de Y e é 530 vezes mais potente no combate ao SARS-CoV-2 do que os anticorpos até agora identificados. A descoberta, publicada esta terça-feira na revista Nature Communications, foi feita pelos cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, nos EUA, a partir do sangue de um doente recuperado de Washington que ficou infetado logo nos primeiros dias da pandemia.

Segundo os investigadores, este anticorpo interfere na superfície dos espinhos do novo coronavírus, quebrando certas partes críticas desses espinhos e impedindo a infeção.

A equipa de cientistas, liderada por Leo Stamatatos, Andrew McGuire e Marie Pancera, conseguiu isolar o anticorpo a partir de uma amostra de sangue. De acordo com os mesmos, entre dezenas de diferentes anticorpos gerados naturalmente pelo doente, este mostrou ser mais potente do que qualquer outro.

Em seguida, os investigadores mapearam a estrutura molecular do CV30. 

"O nosso estudo mostra que esse anticorpo neutraliza o vírus através de dois mecanismos: sobrepõe-se ao alvo do vírus nas células humanas, e induz a libertação ou dissociação de parte do pico [do coronavírus]", explicou uma das cientistas, Marie Pancera

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório