Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mudança de hora: Quatro dicas para amenizar os efeitos da transição

É já no próximo domingo, dia 25 de outubro, que entramos no horário de inverno e os relógios vão atrasar uma hora. A marca alemã de colchões Emma dá alguns conselhos sobre como lidar com esta transição.

Mudança de hora: Quatro dicas para amenizar os efeitos da transição
Notícias ao Minuto

11:55 - 21/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Mudança de hora

O frio está aí e com ele chega também a mudança de hora. A partir de domingo irá amanhecer e escurecer uma hora mais cedo e os dias vão tornar-se mais curtos. 

Conforme explica a Emma, a adaptação do cérebro a esta alteração dá-se rapidamente; porém, a mudança da hora duas vezes por ano pode impactar negativamente na saúde, perturbando o sono e o normal funcionamento do organismo.

O corpo humano obedece a um ciclo natural de 24 horas, o chamado ritmo circadiano, por isso ao mudar os ponteiros do relógio pode abalar o sistema biológico. 

De forma a que esta transição incomode o menos possível, siga estas sugestões divulgadas pela marca Emma:

- Opte por fazer uma mudança gradual dos horários, por exemplo acorde 10 a 15 minutos antes da hora normal nas noites prévias à alteração. Tal ajuda o relógio circadiano a ajustar-se progressivamente.

- Exponha-se à luz, sobretudo natural, durante o dia e evite a luz brilhante quando está escuro lá fora.

- Torne o quarto um espaço relaxante: uma cama confortável, a almofada certa, mobília e decoração clara e leve, sem computadores ou telemóveis perto da cama, promovem a tranquilidade e a calma, favorecendo também um sono mais relaxado.

- Evite realizar atividades que o despertem uma hora antes de ir dormir, nomeadamente ver televisão, utilizar o telemóvel, ingerir refeições pesadas, bebidas com cafeína ou estimulantes, álcool ou tabaco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório