Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2020
Tempo
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Em contexto de Covid-19, que impacto terá a mudança de horário?

No domingo, dia 25 de outubro, mudamos para o horário de inverno.

Em contexto de Covid-19, que impacto terá a mudança de horário?

No dia 25, os relógios na UE atrasam uma hora. Vai escurecer e amanhecer uma hora antes, enquanto avançamos para o inverno com dias de menor luz solar. Dias mais escuros ajudarão a diminuir os contatos sociais e a ficar em casa com mais facilidade? Ou por outro lado, o humor (já em baixo) da sociedade pode piorar? Segundo explica Diego Redolar, professor de Psicobiologia, ao La Vanguardia, com as novas restrições, a mudança de horário pode ter um impacto emocional.

Do ponto de vista da neurociência, ressalta, a adaptação do cérebro à mudança do tempo ocorre com bastante rapidez, excepto para os grupos mais vulneráveis. Falar de população vulnerável não é falar de idosos, mas de muitas pessoas de todas as idades que vivem sozinhas e que vêem que o convívio social - questão fundamental para a saúde - é mais uma vez reduzido. De acordo com Diego Redolar, perder a interação que envolve a ida ao trabalho, não poder sair para beber um copo ou encontrar-se com os amigos, aliado ao afastamento social que costuma trazer o início da noite, pode ter um impacto emocional.

Mas existe outra perspetiva. O afastamento social é fundamental para deter o vírus, então a mudança de horário pode ajudar. Os setores ligados ao lazer, como hotelaria e restauração, estão mais ativos no verão, pois o escurecer tardio facilita a socialização e as atividades fora de casa.

O chefe do serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Vall d'Hebron, Josep Antoni Ramos Quiroga, argumenta que a mudança do horário – seja no outono ou na primavera – prejudica a saúde das pessoas. Num contexto como o de hoje, de pandemia, com elevados níveis de stress, pode agregar problemas a quem tem dificuldade em dormir, afirma. Um dos sintomas mais comuns em pessoas com depressão, explica ele, é a falta de sono. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório