Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Mulheres têm maior probabilidade de sofrerem de Covid persistente

Investigadores da Universidade King's College London, no Reino Unido, revelam quais são os pacientes com risco mais elevado de sofrerem da chamada Covid persistente.

Mulheres têm maior probabilidade de sofrerem de Covid persistente

Enquanto muitos pacientes infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, experienciam apenas alguns sintomas, durante um período limitado de tempo, outros continuam a sofrer efeitos secundários debilitantes meses após a infeção. Nomeadamente são afetados por uma condição que já foi denominada pelos especialistas por Covid persistente. 

E recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade King's College London, no Reino Unidos, revelou quais são os pacientes com risco mais elevado de sofrerem desse tipo de Covid prolongada. 

De acordo com os dados apurados, as mulheres estão mais predispostas a serem afligidas pela condição, comparativamente aos homens. 

Em declarações à BBC, a médica e professora Claire Steves, uma das investigadoras envolvidas na pesquisa, comentou: "observamos logo no ínicio do estudo que se por um lado, os homens correm um risco significativamente mais elevado de sofrerem de casos graves de Covid-19 e de morrerem vítimas da doença; por outro lado, as mulheres parecem estar mais propensas a padecerem de Covid persistente". 

Outros fatores que aparentemente aumentam o risco de incidência da condição incluem ter mais de 50 anos, excesso de peso e sofrer de asma. 

Entretanto, os investigadores britânicos apontam que aqueles que experienciam mais do que uma 'simples' tosse ao adoecerem com Covid-19 estão igualmente mais predispostos a padecerem de Covid persistente.

Steves acrescentou: "experienciar mais de cinco sintomas na primeira semana de infeção é um fator de risco acrescido". 

O estudo recorreu a dados da app Covid Symptom Study app, que está atualmente a ser usada por mais de 4.3 milhões de britânicos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório