Mulheres têm maior probabilidade de sofrerem de Covid persistente

Investigadores da Universidade King's College London, no Reino Unido, revelam quais são os pacientes com risco mais elevado de sofrerem da chamada Covid persistente.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
21/10/2020 09:04 ‧ 21/10/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Enquanto muitos pacientes infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, experienciam apenas alguns sintomas, durante um período limitado de tempo, outros continuam a sofrer efeitos secundários debilitantes meses após a infeção. Nomeadamente são afetados por uma condição que já foi denominada pelos especialistas por Covid persistente. 

E recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade King's College London, no Reino Unidos, revelou quais são os pacientes com risco mais elevado de sofrerem desse tipo de Covid prolongada. 

De acordo com os dados apurados, as mulheres estão mais predispostas a serem afligidas pela condição, comparativamente aos homens. 

Em declarações à BBC, a médica e professora Claire Steves, uma das investigadoras envolvidas na pesquisa, comentou: "observamos logo no ínicio do estudo que se por um lado, os homens correm um risco significativamente mais elevado de sofrerem de casos graves de Covid-19 e de morrerem vítimas da doença; por outro lado, as mulheres parecem estar mais propensas a padecerem de Covid persistente". 

Outros fatores que aparentemente aumentam o risco de incidência da condição incluem ter mais de 50 anos, excesso de peso e sofrer de asma. 

Entretanto, os investigadores britânicos apontam que aqueles que experienciam mais do que uma 'simples' tosse ao adoecerem com Covid-19 estão igualmente mais predispostos a padecerem de Covid persistente.

Steves acrescentou: "experienciar mais de cinco sintomas na primeira semana de infeção é um fator de risco acrescido". 

O estudo recorreu a dados da app Covid Symptom Study app, que está atualmente a ser usada por mais de 4.3 milhões de britânicos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas