Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Formato das pernas pode prever possibilidade de ataque cardíaco

Pessoas com pernas mais gordas apresentam paradoxalmente um menor risco de sofrer de pressão alta, de acordo com uma nova pesquisa.

Formato das pernas pode prever possibilidade de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

16:30 - 11/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Risco de enfarte

Se por um lado, a gordura localizada na zona do abdómen representa um possível risco para a saúde, por outro lado, o mesmo não pode ser dito acerca da gordura presente nas pernas, revela um artigo publicado no jornal britânico The Sun Online. 

Uma equipa de investigadores da New Jersey Medical School em Newark, Nova Jérsia, nos Estados Unidos, examinou o nível de três tipos de tensão arterial elevada, relativamente à percentagem de tecido gordo alojado nas pernas. 

Os cientistas analisaram seis mil adultos, com uma idade média de 37 anos. 

Quase metade dos participantes eram mulheres e 24% foram diagnosticadas com pressão alta - comummente definida em parâmetros médicos como >130/80mg Hg.

Raio-x mediram a quantidade de massa gorda nas pernas, que foi depois comparada à totalidade geral de massa gorda no corpo inteiro. 

Os participantes foram classificados como tendo níveis elevados ou baixos de gordura nas pernas, sendo que o índice elevado foi definido como 34% ou mais nos homens e 39% ou mais nas mulheres. 

A análise apurou que - curiosamente - aqueles que apresentavam percentagens mais altas de massa gorda naquela parte do corpo tinham um risco menor de sofrer de hipertensão, comparativamente àqueles com menos gordura nesses membros. 

O estudo inédito será apresentado brevemente na conferência online American Heart Association's Hypertension 2020 Scientific Sessions.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório