Não, as aulas de música não tornam as crianças mais inteligentes

Estudo publicado na Memory & Cognition vem contradizer mito comum.

Os benefícios da música no desenvolvimento das crianças

© iStock

Notícias Ao Minuto
03/08/2020 07:00 ‧ 03/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Muitos pais pensam que as aulas de violino ou piano vão ajudar o desempenho académico dos seus filhos. Esta é uma ideia bastante comum, mas um novo estudo vem contradizer essa crença. Investigadores do Japão e de Inglaterra concluem que as aulas de música não oferecem nenhum benefício às habilidades cognitivas ou notas de uma criança na escola.

Tocar qualquer instrumento musical ou ler notas musicais não é, realmente, fácil. Além disso, as habilidades que as crianças aprendem nas aulas de música, como concentração e diligência, podem ser aplicadas a outras áreas das suas vidas.

Para tentar perceber esta questão, investigadores da Fujita Health University, no Japão, e da Escola de Economia e Ciência Política de Londres analisaram evidências experimentais pré-existentes com foco na influência do treino musical na inteligência das crianças. 

No total, 54 estudos realizados entre 1986 e 2019 foram incluídos na análise. Todos esses dados abrangeram 6.984 crianças. Os investigadores concluem que as aulas de música são "ineficazes" para melhorar as capacidades académicas ou cognitivas dos mais novos. Isso vale independentemente da idade da criança, da quantidade de tempo que ela passou nas aulas de música e do tipo de habilidade (verbal, não verbal, etc.).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas