O que é que as gengivas têm a ver com pressão alta? Muito, aparentemente. Uma nova pesquisa afirma que as pessoas com doença gengival são mais propensas a sofrer de hipertensão. Os médicos dizem não ser coincidência que muitas pessoas lutem com as duas condições em simultâneo.
"A hipertensão pode ser a causa de ataque cardíaco e derrame em pacientes com periodontite", observa Francesco D'Aiuto, autor do estudo, professor do Instituto Dental Eastman da University College London, citado pela Study Finds.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores recolheram informações de 81 estudos realizados em 26 países. O objetivo era procurar determinar com que frequência os pacientes com casos moderados a graves de doença gengival também têm pressão alta. Os resultados mostraram que os pacientes com periodontite tendem, em média, a ter pressão arterial mais alta.
Segundo os investigadores, basta um aumento de apenas 5 mmHg na pressão arterial para aumentar o risco de morte por ataque cardíaco ou derrame em 25%. No total, os autores calcularam que a probabilidade de hipertensão era 22% maior em pacientes com periodontite moderada a grave e 49% maiores para pacientes com periodontite grave.
Quanto a uma possível explicação para a descoberta, os autores sugerem que as bactérias orais que acompanham a periodontite levam à inflamação em todo o corpo, incluindo os vasos sanguíneos. Outros fatores relacionados também podem desempenhar um papel, incluindo genética e factores de risco como o tabagismo e a obesidade.