Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Estudo encontra ligação entre a doença gengival e a pressão alta

Os resultados do estudo estão publicados na Cardiovascular Research, uma revista da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC).

Estudo encontra ligação entre a doença gengival e a pressão alta
Notícias ao Minuto

17:30 - 18/05/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pressão alta

O que é que as gengivas têm a ver com pressão alta? Muito, aparentemente. Uma nova pesquisa afirma que as pessoas com doença gengival são mais propensas a sofrer de hipertensão. Os médicos dizem não ser coincidência que muitas pessoas lutem com as duas condições em simultâneo.

"A hipertensão pode ser a causa de ataque cardíaco e derrame em pacientes com periodontite", observa Francesco D'Aiuto, autor do estudo, professor do Instituto Dental Eastman da University College London, citado pela Study Finds.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores recolheram informações de 81 estudos realizados em 26 países. O objetivo era procurar determinar com que frequência os pacientes com casos moderados a graves de doença gengival também têm pressão alta. Os resultados mostraram que os pacientes com periodontite tendem, em média, a ter pressão arterial mais alta.

Segundo os investigadores, basta um aumento de apenas 5 mmHg na pressão arterial para aumentar o risco de morte por ataque cardíaco ou derrame em 25%. No total, os autores calcularam que a probabilidade de hipertensão era 22% maior em pacientes com periodontite moderada a grave e 49% maiores para pacientes com periodontite grave.

Quanto a uma possível explicação para a descoberta, os autores sugerem que as bactérias orais que acompanham a periodontite levam à inflamação em todo o corpo, incluindo os vasos sanguíneos. Outros fatores relacionados também podem desempenhar um papel, incluindo genética e factores de risco como o tabagismo e a obesidade. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório