Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

O seu cão é muito ansioso? O que pode estar a causar este comportamento

O seu cão fica nervoso quando ouve algum ruído? De acordo com novos estudos o barulho trata-se de uma das formas mais comuns de ansiedade nos animais de estimação.

O seu cão é muito ansioso? O que pode estar a causar este comportamento
Notícias ao Minuto

13:00 - 13/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ansiedade nos cães

Segundo um artigo publicado na revista Galileu, um novo estudo, aliás o maior de sempre sobre o temperamento canino, apurou que algumas raças de cães estão mais predispostas a comportamentos de medo, agressão e ansiedade. 

O estudo

Cientistas da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, recorreram à colaboração de clubes de criação de cães de todo o mundo e solicitaram aos donos que classificassem o comportamento dos seus animais de estimação, tendo como base sete traços diferentes associados à ansiedade: sensibilidade ao ruído, medo geral, medo de alturas e de superfícies (como peças refletivas), falta de atenção, comportamentos compulsivos (como mastigação ou perseguição constante da cauda), agressão e ansiedade de separação. 

Conforme refere a Galileu, os investigadores receberam mais de 13.700 respostas, representativas de 264 raças. De modo a que o estudo fosse preciso e os dados apurados confiáveis, os cientistas resolveram analisar somente 14 raças que incluíam no mínimo 200 cães. Os resultados, que foram divulgados no periódico Scientific Reports indicam que 72,5% de todos os patudos tem pelo menos um comportamento associado à ansiedade. 

Adicionalmente, os académicos finlandeses detetaram que a sensibilidade ao ruído é a mais comum em todas as raças, afetando 32% dos cães. Sendo que quanto mais avançada for a idade do animal, mais sensível este tende a ser ao barulho. À volta 17% dos cães tem medo de outros cães, 15% sentem-se inseguros quando estão com estranhos e 11% tem receio de cenários novos.

Mas, há mais. Os investigadores aperceberam-se que determinadas raças apresentam um maior grau de ansiedade. Segundo um artigo publicado na revista Science, as raças mais medrosas em geral são o cão d'água espanhol, o pastor-de-shetland e os rafeiros. A sensibilidade ao barulho mostrou ser mais notória nos Lagotto Romagnolos, Wheaten Terrier e novamente nos rafeiros. E um outro dado surpreendente e que se destacou é que cerca de um décimo dos schnauzers miniatura sentem medo e são agressivos quando estão com estranhos. 

De acordo com os autores do estudo, é provável que a genética explique esses comportamentos – assim como acontece com os humanos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório