Cinco exercícios cardio de baixo impacto que queimam muitas calorias

Assim como o treino de alto impacto, que inclui por exemplo atividades como correr ou praticar HIIT, exercícios cardiovasculares de baixo impacto também fortalecem e melhoram a aptidão respiratória e cardíaca - sem o risco de sofrer lesões.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
24/02/2020 14:00 ‧ 24/02/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Exercício físico

Tal ocorre por que conforme explica Trudie German, CPT e fundadora da Body Envy Don, nos Estados Unidos, em declaração à revista Women’s Health, baixo impacto não significa baixa intensidade. Aliás, a profissional explica que o que torna o treino cardiovascular de baixo impacto diferente do cardio de alto impacto é que este inflinge menos stress às articulações.

German acrescenta que a prática de cardio de baixo impacto é sobretudo benéfico para quem está a iniciar a prática de exercício físico ou para pessoas com lesões. “Se estiver lesionado, o treino de baixo impacto pode ser feito duas a quatro vezes por semana”, recomenda.

Tipos de exercícios cardiovasculares de baixo impacto, de acordo com a revista Women’s Health:

1. Treino na bicicleta estacionária

É um excelente exercício para queimar calorias. Pode queimar entre 498–738 calorias/hora ao pedalar a um ritmo considerado ‘vigoroso’.

2. Remo

Um treino de remo de alta intensidade é uma maneira de fazer um treino cardio de  baixo impacto, acelerando o ritmo cardíaco. Mas mesmo um treino básico na máquina de remo em estado estacionário é altamente benéfico. Também é um dos melhores exercícios cardiovasculares para queimar calorias. Pode queimar 481 a 713 calorias/hora mantendo a taxa de AVC em 150 watts.

3. Subir escadas

Há uma razão pela qual a PT da empresária e estrela de reality TV Kim Kardashian, Melissa Alcantara, subiu um Stairmaster (utilizando pesos no tornozelo) durante um treino intenso de cardio. Subir escadas é outro dos melhores exercícios de baixo impacto que pode realizar para gastar calorias e emagrecer – aliás, mais de quase 700 calorias por hora!

4. Hidroginástica

Seja a pedalar em bicicletas, ao treino de força ou na prática de pliometria na água, o H2O retira o impacto das articulações sem diminuir a perda calórica. Saiba que pode queimar cerca de 400 calorias por hora.

5. Caminhadas

Queimar calorias enquanto respira um pouco de ar fresco e aprecia a paisagem? Sim, por favor. Andar queima aproximadamente 440 calorias por hora, de acordo com a prestigiada Clínica Mayo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas