Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

A grande vantagem da bebida de soja em comparação com o leite

Válido para veganos, ambientalmente conscientes e intolerantes à lactose.

A grande vantagem da bebida de soja em comparação com o leite
Notícias ao Minuto

09:00 - 13/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

As bebidas de soja tornaram-se muito populares nos últimos anos. Se antes eram restritas a veganos, hoje podem ser encontradas em qualquer supermercado. Entre os motivos desse 'boom' está a busca por alimentos de origem não animal, o controlo do consumo de gordura e a preocupação com a intolerância à lactose.

Embora seja relativamente nova na dieta ocidental, é uma bebida ancestral entre a população asiática. É obtida moendo a soja e misturando-a com água.

Se estiver a considerar mudar do leite de vaca para a soja, mas estiver preocupado em não atingir a ingestão mínima de proteínas, mude sem medo. A bebida de soja fornece 3,2 gramas de proteína por 100 gramas. Uma quantidade semelhante à do leite de vaca. Ainda assim, as proteínas do leite de vaca contêm todos os aminoácidos essenciais, enquanto a soja apresenta baixos níveis de alguns, como a metionina

A sua principal desvantagem é o baixo teor de cálcio e vitamina D. Portanto, a maioria das bebidas vendidas é enriquecida com esse mineral e essa vitamina. Quanto aos carboidratos, fornece um pouco mais do que o leite de vaca (5,76 comparado a 4,7 do de origem animal). A sua vantagem é a ausência de lactose, o açúcar natural no leite.

Bom para a menopausa: a grande vantagem

Há mais de duas décadas que o extrato de soja entrou em tratamentos não farmacológicos para sintomas associados à menopausa, como afrontamentos nervosismo ou insónias. A soja contém isoflavonas, substâncias de origem vegetal com uma estrutura química semelhante ao estradiol (um tipo de estrogénio). Os níveis dessa hormona feminina caem acentuadamente após a menopausa. Devido ao seu efeito cardioprotetor, a partir dos 50 anos, o risco cardiovascular na população feminina aumenta. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório