Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2020
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Cientistas perto de 'pele eletrónica' para robôs ou próteses

Uma equipa internacional de investigadores criou o que pode ser o precursor de uma 'pele eletrónica' com sensores magnéticos e circuitos orgânicos, uma matriz fina, flexível e robusta.

Cientistas perto de 'pele eletrónica' para robôs ou próteses

A investigação baseada em Dresden (Alemanha), Chemnitz (República Checa) e Osaka (Japão) foi esta quarta-feira divulgada na revista científica Science Advances.

O investigador Oliver Schmidt, do Instituto Leibniz de pesquisa de materiais, afirmou que um dispositivo como o que criaram será uma característica indispensável em robôs que precisam de flexibilidade para replicar ações de organismos vivos, em implantes ou próteses.

A parte original do projeto é que todos os componentes eletrónicos se baseiam em transístores orgânicos extremamente finos integrados numa única matriz.

Segundo os investigadores, conseguiu-se uma elevada sensibilidade magnética, resistência às deformações provocadas por dobras ou vincos.

"O próximo passo será aumentar o número de sensores e expandir a pele eletrónica para poder ser aplicada em superfícies maiores", afirmou.

A pele humana permite interações com o ambiente externo através de muitos recetores ligados ao sistema nervoso, uma arquitetura que os cientistas tentam reproduzir há muito tempo para aplicar em sistemas robóticos, que dependem de estímulos eletrónicos e magnéticos para se posicionar e orientar no espaço.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório