Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Nutricionista sugere cinco mudanças alimentares para um 2020 saudável

Inês Aparício, nutricionista na Clínica Smylis, parceira Fitness Hut - Grupo VivaGym, acredita que pequenas mudanças fazem toda a diferença.

Nutricionista sugere cinco mudanças alimentares para um 2020 saudável
Notícias ao Minuto

18:30 - 09/01/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação Saudável

Na opinião da nutricionista Inês Aparício, "os hábitos alimentares inadequados são os principais determinantes dos anos de vida saudáveis perdidos", diz em comunicado. Mas nada está perdido. Segundo a mesma "com um pequeníssimo esforço, é possível mudar muita coisa se multiplicarmos estas ações individuais por muitos milhões de pessoas". 

Assim, a nutricionista propõe:

1- Uma vez por semana, substitua uma das suas refeições de carne ou peixe por um prato vegetariano. Uma refeição de carne a menos por semana, ao longo de um ano, equivale a poupar, em emissões de carbono, cerca de 500km de automóvel.

2- Uma vez por semana experimente cozinhar sem sal, substituindo-o por especiarias (manjericão cominhos, coentros, salsa, orégãos). Mais de 4 milhões de portugueses sofrem de hipertensão arterial onde o sal tem um papel importante.

3- Substitua o habitual refrigerante ou bebida açucarada por água. O consumo de bebidas açucaradas tem vindo a ser associado ao aparecimento de diabetes tipo II ou cárie dentária. Apenas um refrigerante pode conter por lata de 330ml aproximadamente 35g de açúcar, o que equivale ao consumo anual de mais de 12kgs e muitos kgs de gordura a mais no final do ano! Lembre-se que a água da rede pública em Portugal é de boa qualidade.

4- Consuma sopa pelo menos uma vez por dia, e sempre que possível, substitua a batata por leguminosas (feijão, grão, lentilhas). A presença de vegetais e leguminosas ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, regulam o trânsito intestinal e o controlo do apetite.

5- Deite menos comida fora, comprando e cozinhando apenas o necessário e reaproveitando. 1/3 da comida produzida no nosso planeta nunca chega a ser consumida, num mundo onde 795 milhões de pessoas passam fome. Em Portugal, 2 milhões de famílias estão abaixo do limiar de pobreza. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório