Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Afinal, os hidratos de carbono são amigos ou vilões da dieta?

Entenda quais os tipos de hidratos de carbono ou de carboidratos devemos ingerir e aqueles que devemos evitar.

Afinal, os hidratos de carbono são amigos ou vilões da dieta?
Notícias ao Minuto

10:00 - 08/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hidratos de carbono

Não há duvida. O corpo humano necessita de hidratos de carbono para funcionar, tanto a nível das capacidades motores como mentais. 

Como aponta a rede de hospitais CUF, na sua página online, precisamos de hidratos de carbono para satisfazermos as necessidades energéticas diárias do organismo. Todavia, a verdade é que nem todos os hidratos são iguais e uns são mais benéficos do que outros. 

Hidratos de carbono simples 

Esta variantes de carboidratos é rapidamente absorvida e digerida pelo organismo e como tal dão pouca saciedade, ou seja irá sentir fome pouco tempo depois de os ingerir. Dentro deste grupo de hidratos de carbono, os alimentos refinados (açúcar) são a pior opção, uma vez que fornecem as chamadas 'calorias vazias', que se caracterizam pela falta de vitaminas, minerais e fibras. O açúcar, os bolos e os refrigerantes constituem alguns exemplos de hidratos de carbono simples.

Hidratos de carbono complexos 

São como defende a CUF a opção mais saudável. Os hidratos de carbono complexos são absorvidos e digeridos lentamente pelo organismo, fazendo-nos sentir saciados mais rapidamente. Os cereais integrais, a batata, o arroz, a massa e as leguminosas são fontes de hidratos de carbono complexos.

Em que altura do dia devo comer mais hidratos

Ao pequeno-almoço, já que ao acordar as nossas necessidades energéticas são maiores devido ao jejum noturno, pelo que esta refeição deve ser rica em hidratos de carbono complexos. 

Em que altura do dia deve comer menos hidratos

À noite, a produção de energia é menos prioritária para o organismo e, se consumir carboidratos em exagero, estes irão ser convertidos em gordura. Moderação é a palavra de ordem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório