Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

O que é o metabolismo lento? Especialista indica nove sinais de alerta

Metabolismo lento. Será este o grande culpado por não conseguir perder peso?

O que é o metabolismo lento? Especialista indica nove sinais de alerta
Notícias ao Minuto

11:00 - 23/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Metabolismo lento

De acordo com o médico Avigdor Arad, diretor do Physiolab no Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, as pessoas tendem a chegar à conclusão de que têm um metabolismo lento, mas tal é na verdade raro e "na maioria dos casos a incapacidade de emagrecer ou ficar em forma está mais relacionada à falta de sono, má alimentação ou falta de atividade física". 

Arad explica que o metabolismo é um processo complexo que se traduz na capacidade do corpo de produzir energia a partir de gordura, açúcar e proteína, e na forma com que armazena essa energia.

Normalmente, quando as pessoas falam sobre o seu metabolismo, referem-se à sua taxa metabólica, que se trata do número de calorias que o corpo queima num determinado período de tempo.

Taxa metabólica

A quantidade de calorias que o corpo queima num período de tempo, também conhecido como taxa metabólica, costuma ser categorizada como rápida ou lenta.

Uma taxa metabólica rápida significa que o o corpo processa eficientemente a energia, e uma lenta significa que algo impede o seu metabolismo de funcionar da forma mais competente possível.

Sinais de um metabolismo lento

Se alguém tem um metabolismo lento, pode ter sintomas como “ganho de peso, fadiga, pouca energia e dificuldade em completar tarefas simples”, esclarece o médico. 

“Pode ver alguns sinais físicos como pele seca, unhas quebradiças ou queda de cabelo. Pode sofrer de enxaquecas e pode ter desejos por açúcar, porque pensa que isso vai ajudá-lo a ficar desperto”, diz o Dr. Arad.

Estes podem ser sinais de que o seu corpo não está a processar a energia corretamente. “Pode ser que não seja capaz de digerir, decompor e absorver certos nutrientes vitais”, explica o médico.

Outros fatores que contribuem para um metabolismo lento são razões médicas, como hormonas desequilibrados e doenças da tiróide.

Se suspeita de que tem um metabolismo lento, deve consultar um endocrinologista e considerar fazer um teste de taxa metabólica de repouso.

Todos temos uma taxa metabólica diferente baseada em variáveis como genética, atividade física e idade. Para determinar a sua com segurança, deverá ir a uma clínica especializada.

A partir deste teste, saberá se a sua taxa metabólica está de facto mais rápida ou mais lenta, dentro do espectro esperado para as suas condições.

Se os seus resultados indicarem que tem um metabolismo lento, existem maneiras de acelerá-lo. 

Dicas para aumentar o seu metabolismo

Arad recomenda principalmente comer menos açúcar, consumir mais proteínas e gorduras saudáveis e realizar treinos de força, como musculação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório