Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Pessoas com este hobby são mais felizes. É fã?

Pessoas que leem são mais felizes, afirma nova pesquisa. O estudo indica que os livros ajudam a estimular conversas significativas e a criar conexões mais profundas com outras pessoas.

Pessoas com este hobby são mais felizes. É fã?
Notícias ao Minuto

11:00 - 12/12/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comportamento e felicidade

Um bom livro pode ser o seu melhor amigo. E agora uma pesquisa encomendada pelo Kindle (plataforma de leitura da Amazon) e conduzida pela consultoria Kelton Global em 13 países, com 27.305 participantes, mostra o quanto ler é um hábito essencial. De acordo com os resultados obtidos no estudo, a leitura aumenta a felicidade e também pode ajudar conectar-nos uns com os outros e melhorar os relacionamentos.

Segundo a pesquisa, 71% dos leitores semanais dizem que se sentem mais felizes, em comparação com 55% dos outros leitores. O aumento do relaxamento e os efeitos positivos da leitura podem ser os motivos pelos quais os leitores se sentem mais felizes do que aqueles que leem com menos frequência ou não o fazem. 

Com tantas notificações das redes sociais, muitas pessoas fazem da leitura a sua principal atividade de 'self care'. Inclusive, a pesquisa revela que é comum que as pessoas cancelem planos ou atividades sociais para dedicar tempo para a leitura: mais de 70% dos participantes admitem ter escolhido um livro ao invés de sair

Na questão dos relacionamentos, a pesquisa mostra que leitores usam livros para estimular conversas significativas e criar conexões mais profundas com outras pessoas. Mais de 80% credita à leitura melhorias nos seus relacionamentos e 81% ficam ansiosos em discutir pelo menos um aspecto de algum livro com outras pessoas

Em relacionamentos amorosos, mais de 65% dos entrevistados em todo o mundo concordam que a leitura é um hábito que gera atração e 41% dos casais globais dizem que discutir livros foi uma das coisas que os fizeram se apaixonar. E a importância vai além, com quase 30% dos leitores casados ou em numa relação a afirmar que questionariam a sua relação com base nos tipos de livros ou géneros escolhidos por seu parceiro. Além disso, quase 29% dos entrevistados afirmaram que questionariam o seu relacionamento caso o parceiro gostasse de ler, com quase metade dos participantes (45%) afirmando que estabeleceram como meta de desenvolvimento pessoal para este ano ter o hábito de ler mais livros. Por sinal, o objetivo de dedicar-se à leitura é superior ao desejo de perder peso em países como Brasil, China, Índia e México. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório