Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Narcisistas são pessoas "horríveis, mas felizes", indica pesquisa

Os narcisistas podem ter delírios grandiosos sobre a sua própria importância e uma certa falta de vergonha, mas os psicólogos acreditam que eles também são mais felizes do que a maioria das pessoas.

Narcisistas são pessoas "horríveis, mas felizes", indica pesquisa
Notícias ao Minuto

11:30 - 07/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Uma questão de ego

Um estudo em curso sobre narcisismo, realizado por investigadores da Queen's University, em Belfast, na Irlanda do Norte, revela que indivíduos com essa característica são capazes de enfurecer quem está ao seu redor, mas são menos propensos a sentirem-se stressados ou deprimidos, avança a BBC News.

De acordo com o psicólogo Kostas Papageorgiou, que conduziu a pesquisa, as reações negativas ao narcisismo podem ofuscar os benefícios que existem em ser narcisista.

Os investigadores tentaram entender por que o narcisismo parece estar 'em ascensão nas sociedades modernas' — seja na política, nas redes sociais e na cultura de celebridades —, uma vez que também é visto como algo 'socialmente tóxico'.

'Pouca vergonha ou culpa'

Os psicólogos definem os narcisistas como indivíduos propensos a "envolverem-se em comportamentos arriscados, sustentar uma visão de superioridade irrealista de si próprios, excessivamente confiantes, que mostram pouca empatia pelos outros e sentem pouca vergonha ou culpa".

Com tantos atributos negativos, os investigadores queriam saber por que o narcisismo parece tão visível e frequentemente recompensado — em vez de ser penalizado.

O narcisismo é um dos 'traços sombrios' da personalidade identificados pela psicologia, assim como a psicopatia, o maquiavelismo e o sadismo.

A pesquisa — que avaliou 700 adultos, por meio de questionários respondidos em três estudos — sugere que, embora o narcisismo possa ser nocivo para a sociedade, parece ser benéfico para os indivíduos narcisistas.

Estas pessoas podem passar por cima dos outros e deixar um rasto de dano emocional ao seu redor — mas parecem também estar imune a se sentirem-se mal consigo mesmos.

Apresentam ainda níveis mais baixos de ansiedade e são menos propensos a ver a vida como algo stressante — a sua autoconfiança e senso exagerado de importância acabam por se tornar características 'protetoras'. 

Esse estudo sucede uma pesquisa anterior da mesma universidade, que indica que os narcisistas são mais propensos a ser bem-sucedidos no trabalho e na sua vida social — com uma "resistência mental" que os ajuda a superar a rejeição ou decepção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório