Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O que é o herpes genital? Sintomas, causas e tratamentos

As mulheres são mais propensas a infecções por herpes genital.

O que é o herpes genital? Sintomas, causas e tratamentos
Notícias ao Minuto

19:00 - 09/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

O herpes genital é uma doença bastante comum e que consiste numa infecção transmitida através da relação sexual. A causa desta infecção é um vírus que, uma vez no corpo de uma pessoa, pode permanecer oculto e ser ativado a qualquer momento. Também pode aparecer várias vezes ao longo do tempo.

O principal problema é que o herpes genital não tem cura, embora com o tratamento adequado os sintomas possam desaparecer e minimizar o risco de infectar outras pessoas. Por vezes, o herpes genital causa dor e comichão e, noutros casos, dificilmente mostra sintomas.

Causas do herpes genital

O vírus que causa o herpes genital é chamado vírus do herpes simplex e tem dois tipos. O VHS-2 costuma transmitir-se por via sexual e o VHS-1 em geral infeta a região oral, nasal ou, mais raramente, os olhos.

As mulheres são mais propensas a infecções por herpes genital. É, por isso, aconselhável usar um preservativo que ajude a impedir a infeção. Logicamente, as pessoas que fazem sexo com um grande número de pessoas diferentes assumem um risco aumentado de infecção.

Sintomas do herpes genital

Uma das dificuldades apresentadas pelo herpes genital é que, na maioria dos casos, não se manifesta claramente e a pessoa infetada não sabe que tem esta doença. Os sintomas são, por vezes, inexistentes ou muito ligeiros. Quando eles aparecem, geralmente aparecem na forma de comichão e dor na zona genital, vermelhidão e pequenos inchaços, feridas, úlceras e dor ao urinar. Também pode causar dor de cabeça e dores musculares.

Embora os sintomas sejam quase sempre detectados na zona genital, eles podem espalhar-se para outras partes do corpo, como as coxas ou a boca. Além disso, esses sintomas podem ocorrer com frequência, indicando que há uma nova infecção. 

Tratamento e medicação de herpes genital

Não existe cura, mas o tratamento adequado pode minimizar os sintomas e controlar a frequência com que aparece. A administração de medicamentos antivirais tem como objetivo fazer desaparecer as feridas e com elas a dor e a comichão. Servem também para controlar a doença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório