Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Macacos são melhores a resolver problemas do que os humanos, diz estudo

Há muitos que defendem que o sistema de ensino ocidental é culpado por transformar os alunos em agentes passivos e meros recetores do conhecimento. Um estudo conduzido por investigadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, concluiu que essa inferência pode estar correta.

Macacos são melhores a resolver problemas do que os humanos, diz estudo
Notícias ao Minuto

10:56 - 04/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Primatas versus humanos

Os cientistas realizaram uma experiência em laboratório que comparava a forma como os humanos e macacos resolviam o mesmo problema. Primeiro, eram apresentados quatro quadrados no ecrã do computador: um com riscas, outro com bolinhas e dois em branco. De seguida, os participantes aprendiam que se carregassem primeiro no quadrado com riscas e depois naquele com as bolinhas, apareceria no ecrã um triângulo azul no lugar de um dos quadrados em branco, então, se o participante pressionasse o triângulo azul, receberia uma recompensa. No caso dos humanos um ruído divertido e para os primatas uma ração com sabor a banana.

Contudo, após esse primeiro momento, os cientistas apresentavam um atalho para a recompensa – e surpresa! Somente os macacos pareciam entender como usá-lo, revelando assim uma flexibilidade cognitiva que aparentemente os humanos não possuíam. 

E os números do uso correto do atalho mostraram ser deveras impressionantes: 70% dos macacos usaram o artifício para chegar à recompensa, enquanto os humanos continuaram a executar a mesma sequência aprendida inicialmente. Apenas uma pessoa das 56 que participaram no estudo usou o atalho. 

Os investigadores concluíram que como o nosso sistema de ensino não privilegia as diferentes formas de resolver um problema isso pode ter contribuído para que os participantes humanos tenham continuado a utilizar a mesma técnica que haviam aprendido inicialmente na experiência.

De acordo com a pesquisa, práticas como testes, frequências ou exames encorajam os indivíduos a recorrerem sempre à ‘rota conhecida’. Estudos anteriores já haviam chegado a conclusões bastante semelhantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório