Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Pessoas com este nível de escolaridade têm menor risco de Alzheimer

A doença de Alzheimer afeta mais de 35 milhões de pessoas em todo mundo, sendo a grande maioria dos quais idosos. Infelizmente, erradicar esta doença ainda parece estar longe de ser uma realidade.

Pessoas com este nível de escolaridade têm menor risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

15:30 - 17/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência e Alzheimer

Um novo estudo aponta que a educação desempenha um papel fundamental na diminuição do risco de desenvolver Alzheimer. O Projeto Internacional de Genómica do Alzheimer analisou 24 fatores de risco e descobriu que ter um curso superior pode ajudar a diminuir a chance do Alzheimer se manifestar.

Uma pesquisa que envolveu 37 mil pessoas, sendo 17 mil portadores da doença, mostrou que cada ano de estudo diminui em até 11% os riscos de a doença se desenvolver. Apesar disso, as conclusões da análise, publicadas no British Medical Journal, não explicam como um diploma universitário faz diferença na prevenção da doença – provavelmente será pelo facto do cérebro ter se desenvolvido mais e criado uma espécie de ‘reserva cognitiva’ nesses indivíduos.

Outra possibilidade levantada pelos investigadores é que quem tem um diploma universitário costuma ter uma vida mais estável, com melhores rendimentos e consequentemente com maior acesso a cuidados de saúde e medicação, por exemplo. Estudar mais, entretanto, não é uma prova definitiva que não irá desenvolver a doença de Alzheimer, mas pode ser mais um aliado na prevenção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório