"A longo prazo? Não", garante Jennifer L. Solomon, fisioterapeuta do Hospital for Special Surgery (EUA). A especialista acrescenta, contudo, que a curto prazo algumas pessoas com dor aguda descobrem que posições diferentes numa superfície dura podem aliviar parte do incómodo. “Tal costuma acontecer quando as pessoas se deitam no chão com os joelhos para cima, tirando a pressão das costas”.
É também por isso que alguns dizem que colchões duros são melhores para quem sofre de dores nas costas – mas “mas, somos todos diferentes”, diz Solomon.
Como posso aliviar a minha dor nas costas sem dormir no chão?
“Durma de lado ou de costas e coloque uma almofada atrás ou entre os joelhos para alcançar o alinhamento adequado da coluna”, orienta Solomon.
Para a cabeça, irá somente necessitar de uma ou duas almofadas que não sejam muito moles e que não deixem a cabeça muito elevada.
No entanto, a sua posição e local onde dorme não são as únicas coisas que afetam a espinha. De acordo com Solomon, a saúde da coluna também é determinada pela prática regular de exercício físico, pelo consumo de uma alimentação saudável e a forma como gere o stress. “Não há um remédio mágico”, diz a especialista. “Há vários fatores que afetam a saúde da coluna e dormir é apenas um dos aspetos”, conclui.