Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro dicas para eliminar as estrias

As estrias são pequenas cicatrizes na pele, causadas pelo seu intenso e rápido estiramento.

Quatro dicas para eliminar as estrias
Notícias ao Minuto

15:20 - 18/09/19 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estrias

Inicialmente, as estrias provocam bastante comichão e a pele começa a apresentar pequenas lesões, como se fossem fios de cor vermelha ou arroxeada, que, com o passar do tempo, tornam-se brancos. 

Regra geral as mulheres estão mais propensas a ter estrias, mas os homens também as podem desenvolver, principalmente na área da barriga, laterais do corpo e nas costas.

Todavia, o aparecimento de estrias reflete-se numa questão de qualidade da pele e por isso nem todas as pessoas são afetadas. Por isso, se alguém da sua família, como mãe, avós, tias ou irmãs tem estrias, é mais provável que também as tenha ou venha a ter. 

Como tal siga estes quatro conselhos, divulgados pela publicação Tua Saúde,  para não ter estrias e ficar com a pele sempre bonita e lisa:

1. Não coçar 

Ter comichão na pele indica possivelmente falta de hidratação, e isso geralmente ocorre durante a gravidez quando a gestante percebe que a sua barriga e mamas começam a coçar, à medida que crescem.

Uma boa estratégia é nunca ceder a tentação e não coçar a pele, porque essa ação pode destruir as fibras que dão sustentação à pele, favorecendo o surgimento ou agravamento das estrias. Sempre que sentir vontade de coçar, aplique creme hidratante ou óleo mineral exatamente no local que está a causar incómodo. 

2. Hidratar a pele

Aplicar creme hidratante por todo o corpo, especialmente nas região da barriga, seios, braços e pernas, é fundamental para evitar as estrias. O melhor momento para esta aplicação é depois do banho, momento em que os produtos conseguem penetrar na pele com mais facilidade, e por isso ter melhores resultados.

Misturar uma colher de sopa de óleo de amêndoas com um creme hidratante resulta numa loção super eficaz para amaciar a pele. No entanto, existem diversos cremes próprios para prevenir e combater estrias que podem ser comprados em farmácias e supermercados. 

Beber sempre cerca de dois litos de água ou chá também é uma ótima forma de manter a pele hidratada de dentro para fora. 

3. Fazer um tratamento estético

Recorrer a tratamentos estéticos como carboxiterapia, intradermoterapia, peeling, laser de CO2, microagulhamento com dermaroller, são boas estratégias para combater as estrias já instaladas. Estes tratamentos são eficazes porque promovem a reorganização das células e renovação da camada de pele da região tratada. 

4. Evitar as alterações súbitas de peso

Ao haver uma grande mudança de peso, como emagrecer ou engordar repentinamente, a pele estica muito rapidamente favorecendo as estrias. Assim se a pessoa se mantiver dentro do peso ideal tem menos chances de desenvolver estas cicatrizes na pele.

Ao fazer dieta para emagrecer também é importante não seguir regimes alimentares extremos que levam a uma grande perda de peso num curto espaço de tempo, até mesmo porque a tendência será recuperar rapidamente o peso perdido rapidinho (e por vezes ganhar ainda mais uns quilos). 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório