Depois dos excessos cometidos durante as férias de verão, é importante retomar os hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, fibra e com a quantidade adequada de proteínas, e ainda dormir bem, voltar ao ginásio e realizar atividades ao ar livre.
Deve-se aproveitar os alimentos próprios do Outono, já que têm os nutrientes necessários para esta estação do ano.
As frutas e as verduras próprias da época, são:
- Couve-flor e couves de Bruxelas: ricas em vitamina C;
- Curgete e abóbora: ricas em vitaminas e com poucas calorias;
- Beringela e Alcachofra: ricas em fibra e que ajudam a desintoxicar o organismo;
- Cogumelos: Ricos em vitaminas, minerais e fibra;
- Citrinos (laranja, tangerina e toranja) e romã: ricos em vitamina C e que nos ajudam a prevenir as constipações.
Devemos realizar uma refeição saudável, evitando petiscar, por isso é bastante importante tomar o pequeno almoço antes de sair de casa ou fazê-lo no trabalho, lembrando que deve conter sempre um alimento proteico (ovo, fiambre de peru, presunto serrano), uma fruta média, um alimento lácteo (leite, queijo magro, iogurte) e um cereal (pão ou tostas integrais, cereais para o pequeno almoço sem açúcar, aveia).
Como preparar a marmita para o escritório
Deve sempre conter uma proteína, vegetais, legumes, amido ou cereais. Se possível, deixar a fruta para o meio da tarde e se desejar pode incluir um iogurte como sobremesa.
A refeição deve ser preparada no dia anterior e guardada no frigorífico, para que de manhã já esteja tudo pronto. Cozinhar uma maior quantidade de jantar e combinar com outros alimentos, resultará num prato diferente.
Um único prato é uma excelente opção, mas combine bem os nutrientes.
Não se recomendam as sanduíches, deixe-as como última opção já que saciam no momento, mas em seguida terá fome, novamente.
Agora, damos alguns exemplos de como preparar a sua lancheira:
Se possível, leve na sua marmita refeições saudáveis. Temperar a comida no momento, não em casa, pois o sabor não será o mesmo. Levar o tempero à parte, num frasco, para colocar apenas no momento. As verduras e os legumes enlatados são grandes aliados para quem não tem alimentos frescos preparados e está com falta de tempo.
- Peito ao caril (grelhado) com potpourri de folhas verdes e tomate cereja;
- Omelete de alcachofras (podem ser de conserva) com arroz integral;
- Salmão ao papelote com várias vegetais (cenoura, batata, pimenta e cebola);
- Salada de couve-flor cozidas ao vapor, massa de laços coloridos com atum e queijo fresco;
- Rolo de pescada com espinafres cozidos ao vapor e grão de bico em lata;
- Salteado de cogumelos e camarões;
- Frango ou peru assado no forno com abóbora e curgete.
Conselhos na hora de almoçar
Sair da secretária, uma vez que um ambiente diferente ajuda a relaxar. Apreciar a refeição com calma, levando o tempo que for necessário.
Ter uma dieta saudável significa não saltar nenhuma refeição. É muito importante beber muita água, ajuda a purificar e, também, a saciar. A fruta e o iogurte são os melhores aperitivos.
Se almoçar em restaurantes:
Evite o álcool e as bebidas com gás;Escolha refeições cozidas ou grelhadas, evite os molhos;Opte por carnes, peixes, saladas ou verduras cozidas, temperadas sempre com azeite (atenção à quantidade), vinagre, sumo de limão;Evite os doces, substitua-os por café.