O leitor perguntou: Por que é tão difícil ser saudável à segunda-feira?

O fim-de-semana é propenso a excessos - saídas com os amigos, almoços ou jantares com a família ou vontade simplesmente de relaxar e não se preocupar com restrições alimentares. E normalmente dizemos 'na segunda-feira volto à dieta!'. Porém, todos sabemos que na maioria das vezes rapidamente esses planos carregados de boas intenções caem por terra...

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
26/08/2019 11:30 ‧ 26/08/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimentação Saudável

Uma pesquisa publicada no periódico científico European Journal of Clinical Nutrition revelou que as pessoas consomem carne na maioria das refeições de sábado e domingo, hidratos de carbono e álcool às sextas e aos sábados, e mais calorias às sextas e fins-de-semana.

E, de acordo com dados de 165 milhões de usuários da aplicação MyFitnessPal, as pessoas consomem mais fruta e vegetais às segundas-feiras, reduzindo gradualmente o consumo desses tipos de alimentos no resto da semana. Então, por mais que pareça que estamos a comer melhor às segundas, o problema acontece durante a semana.

A mentalidade do tudo ou nada

Ir de pizza ou cozido à portuguesa no domingo para saladas e sopas na segunda-feira é um grande salto. Isso, é claro, não ajuda em nada na meta de perder peso. “Normalmente o princípio de voltar aos trilhos na segunda-feira é perigoso”, diz a nutricionista Jaime Mass. “Tal indica que há uma mentalidade tudo ou nada, que pode levar a hábitos alimentares nada saudáveis no geral”. E, como já deve ter imaginado, trata-se de um atalho para a autodestruição – física e mentalmente.

O sentimento de culpa

Quando extrapola no consumo de alimentos nada saudáveis e bebe aos sábados e domingos (afinal, quem nunca?), condiciona-se a acordar na segunda de manhã sentindo-se preguiçoso, sem energia, inchado e provavelmente um pouco (ou muito) culpado.

Em resumo, a segunda-feira torna-se numa punição para um final de semana divertido, segundo Mass. “Começa a associá-lo a alimentos saborosos e os dias de semana a restrições”, afirma. E isso faz com que seja mais difícil desfrutar de alimentos saudáveis na segunda.

A ressaca

Calorias à parte, a loucura do fim de semana pode destruir o seu sono. Uma pesquisa da University of Melbourne mostrou que mesmo que durma mais facilmente sob o efeito do álcool, na verdade não descansa muito.

Uma vez que a maioria dos jovens adultos consome dois terços do álcool da semana ao sábado e domingo, de acordo com um estudo Experimental and Clinical Psychopharmacology, de 2016, supõe-se que estará com mais sono na segunda. É aí que entra a necessidade por alimentos repletos de hidratos de carbono e gordura pelo seu cérebro, de acordo com a pesquisa.

Além disso, um estudo publicado no Diabetologia descobriu que algumas noites de pouco sono reduzem a sensitividade à insulina pelo corpo e os níveis da hormona do crescimento, aumentando os riscos de armazenamento de gordura e reduzindo a massa muscular responsável por queimar calorias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas