Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

É possível uma pessoa, literalmente, morrer a rir?

Rir a bandeiras despregadas traz uma sensação de euforia incrível. Mas será possível um ataque de riso ser fulminante?

É possível uma pessoa, literalmente, morrer a rir?

Há poucos momentos tão agradáveis na vida com aqueles em que se perde o controlo do riso. Muitas vezes, pode até nem ser na hora mais apropriada, mas um ataque de riso é sempre uma lufada de ar fresco no dia de qualquer pessoa, deixando uma sensação de felicidade e alívio até nas pessoas mais sérias.

Mas se o ataque de riso for mesmo um ataque? É possível morrer a rir? "De uma forma geral, a resposta é não", indicou Jorge Antonio Gutierrez, professor-assistente de cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Duke.

"Alguém pode ter um ataque cardíaco enquanto se está a rir, mas iriam ter um ataque cardíaco de qualquer forma", esclarece, citado pelo Gizmodo.

O docente admite, porém, outras "associações". "Uma investigação recente publicada no Journal of Epidemiology, sobre quantas vezes se ria um universo de 17 mil pessoas, mostrou que as pessoas que se riam menos vezes tinham mais probabilidade de morrer e maior risco de problemas cardiovasculares", acrescentou.

Jorge Antonio Gutierrez citou um único caso, de que tem conhecimento, de uma mulher que morreu a rir, mas cuja "natureza é cardiovascular". Trata-se de uma mulher de 50 anos de idade, com medicação para esquizofrenia, que "às vezes causam batimento cardíaco irregular".

A mulher tinha indicações de que deveria parar a medicação por causa do risco cardíaco, mas ela não seguiu o conselho. "Mais tarde, estava em casa e alguém contou uma piada. Ela riu-se durante dois ou três minutos, desmaiou e morreu. O riso espoletou uma arritmia: ela realmente morreu a rir", indicou o médico.

Outros médicos, como Dana Abendschein, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, parecem concordar com Jorge Antonio Gutierrez, no sentido em que o riso dificilmente será a principal causa de morte, mas poderá ajudar. "Se uma pessoa estiver a rir enquanto estiver a comer e aspirar comida para a traqueia, bloqueando as vias respiratórias", pode morrer a rir, mas por causa da comida, que a sufocará.

Assim como a questão acidental da comida, existem condições de saúde que podem ser agudizadas por um episódio de riso, mas nunca será o riso a causa principal, remetendo sempre para um problema de saúde já existente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório