Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O leitor perguntou: A que horas devo beber o último café do dia?

Beber café à tarde custa uma hora de sono, diz estudo.

O leitor perguntou: A que horas devo beber o último café do dia?
Notícias ao Minuto

10:51 - 15/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beber café

Se é apaixonado por café, é melhor deixá-lo para as primeiras horas do dia. Segundo cientistas, o problema não é apenas toma-lo logo antes de ir para a cama, consumir a bebida até seis horas antes de dormir pode custar até uma hora a menos de sono. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Wayne State, no Michigan, nos Estados Unidos, acompanhou os hábitos de sono de 12 pessoas que receberam comprimidos com 400 miligramas de cafeína, o equivalente a duas xícaras de café.

Durante quatro dias, os candidatos consumiram as doses entre três e seis horas antes de ir para a cama. Um dos comprimidos era um placebo, sem cafeína. A qualidade do sono foi medida com um diário de sono e um monitor.

Os resultados publicados no periódico científico Journal of Clinical Sleep Medicine revelaram que a cafeína consumida até seis horas antes de dormir pode tirar uma hora de sono. “As pessoas tendem a ser menos propensas a detetar efeitos negativos da cafeína no sono quando tomada na parte da tarde”, explica o psiquiatra Christopher Drake.

O médico continua: "A nossa recomendação é a seguinte, se se deita às 21h então deverá beber o último café até às 15h, às 22h então não consuma a bebida após as 16h e assim por diante". 

A cafeína, o estimulante no café, interrompe o fluxo de melatonina, uma substância química que influencia o sono. Secretada pela glândula pineal no fundo do cérebro, a hormona ajuda a controlar os ritmos do corpo e a avisar o corpo a hora de dormir e acordar.

“Especialistas do sono sempre suspeitaram que a cafeína pode atrapalhar o sono por muito tempo após consumida. Este estudo fornece evidência objetiva de que apoiar a recomendação geral de evitar a cafeína no final da tarde e à noite é benéfico para o sono”, aconselhou Safwan Badr, da Academia Americana de Medicina do Sono. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório