Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro maneiras de se sentir mais feliz em 30 segundos

Todos temos dias difíceis. Já acordamos de mau humor e ao longo do dia esse estado de espírito só tende a piorar. Não desespere, há certos hábitos que pode adotar e que vão ajudar a sentir-se melhor (bem rápido).

Quatro maneiras de se sentir mais feliz em 30 segundos
Notícias ao Minuto

20:00 - 05/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Felicidade

A não ser que seja um príncipe ou princesa da Disney, a verdade é que quando acordamos de mau humor, quase nada é capaz de alterar a forma como nos sentidos. Mas é claro que nem tudo está perdido.

Para o ajudar, a revista Women’s Health EUA divulgou cinco dicas para se sentir mais feliz em até 30 segundos.

Está preparado para sorrir?

1. Sorria mais

Sim, tudo começa pelo sorriso.

“Está cientificamente provocado que sorrir de vez em quando para um estranho o fará sentir mais feliz”, diz Christine Carter, psicóloga e membro sénior na University of California (EUA). “Quanto mais conectados nos sentimos com as pessoas ao nosso redor, mais seguros e relaxados nos sentimos. Isso abre a possibilidade de sermos mais felizes”, completa.

2. Dê um passeio

“O exercício liberta endorfinas e faz com que se sinta mais feliz”, disse a icónica personagem Elle Woods, do filme ‘Legalmente Loira’. “Mas não é necessário passar uma hora no ginásio para ter o retorno mental da atividade física”, diz Jessica Griffin, professora associada psiquiatria e de pediatria da University of Massachusetts Medical School (EUA). “As pessoas que se exercitam regularmente tendem a sentir-se menos tristes”.

3. Verifique sempre a sua postura

Enquanto está de pé, verifique a sua postura. Um estudo publicado no Journal of Behavior Therapy e Experimental Psychiatry monitorizou dois grupos de pessoas: aqueles que andavam com boa postura e os que nem por isso.

Quanto mais correta era a postura, mais positivas eram as memórias dos participantes da experiência. “Sentar-se direito leva a uma maior confiança – e isso é uma emoção positiva, uma forma de felicidade”, completa Carter.

4. Diga obrigada

“As pessoas que praticam gratidão – refletindo sobre as coisas boas que aconteceram ou que apreciam na vida – são mais entusiasmadas e interessadas no mundo ao seu redor”, diz Carter. “Estão mais propensas a serem gentis e prestativas com outras pessoas.”

Para uma sensação de alegria instantânea, a especialista recomenda pensar em algo (ou em alguém) pelo qual está grato. Tal proporcionar-lhe-à uma perspetiva mais ampla sobre a felicidade.

5. Abrace pessoas (e animais)

“Abraçar alguém aumenta rapidamente o humor – sobretudo aquelas emoções positivas associadas a sentimentos de calor humano em relação ao outro”. E há provas de que abraços mais longos tendem a libertar a oxitocina do bem-estar.

Griffin diz que até mesmo segurar as mãos de alguém pode ajudar, assim como abraçar um animal de estimação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório