Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Uso de WhatsApp faz bem à saúde mental e recomenda-se, revela estudo

Segundo investigadores, trocar mensagens na rede social, incluindo em grupos, traz benefícios psicológicos, como maior bem-estar.

Uso de WhatsApp faz bem à saúde mental e recomenda-se, revela estudo
Notícias ao Minuto

13:00 - 04/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Whatsapp

Recentemente muitos estudos têm associado as redes sociais, como o Facebook, Instagram e WhatsApp, a problemas de saúde mental, como dismorfia corporal, ansiedade e depressão. Entretanto, uma nova pesquisa indica que aplicações de mensagens, como o WhatsApp, podem, na verdade, ter um impacto positivo no bem-estar psicológico. Os resultados mostram que quanto mais tempo as pessoas utilizam a ferramenta menos solitárias se sentem.

“Há muito debate sobre como o tempo gasto nas redes sociais é mau para o nosso bem-estar, mas descobrimos que pode não ser afinal tão mau quanto pensamos. A quantidade de tempo no WhatsApp indica que as pessoas se sentem próximas de amigos e familiares e isso ajuda a perceber como essas relações são de boa qualidade”, explicou Linda Kaye, principal autora do estudo e investigadora da Universidade Edge Hill, no Reino Unido.

O trabalho, publicado no periódico científico International Journal of Human-Computer Interaction, divulgou ainda que indivíduos que têm uma participação ativa em grupos se sentem menos solitários, o que beneficia a autoestima e as competências sociais (capacidade de estabelecer relações sociais saudáveis e duradouras). Para os cientistas, isso significa o WhatsApp ajuda as pessoas a se conectarem com os amigos próximos, favorecendo diversos aspetos de bem estar. 

O estudo

Para chegar a essa conclusão, os investigadores britânicos analisaram a utilização da aplicação de mensagens em cerca de 200 indivíduos (158 mulheres e 41 homens). A equipa apurou que a média diária de uso dos participantes era cerca de 55 minutos. Os participantes revelaram que tinham preferência por utilizá-lo devido à possibilidade de criar grupos de conversa. 

Os resultados revelaram que os utilizadores da rede social demonstravam maior autoestima de acordo com o tempo de utilização.

Ou seja, quanto mais tempo passavam no WhatsApp melhor era a sensação de bem-estar. De acordo a equipa, tal ocorre porque o tempo de utilização está diretamente ligado à quantidade de conversas através da aplicação, portanto, aqueles que conversavam mais estavam mais próximos de amigos e familiares. Essa relação de proximidade ajuda a diminuir a sensação de solidão do dia a dia.

“Isso dá origem à noção de que a tecnologia social, como o WhatsApp, pode estimular os relacionamentos existentes e as oportunidades de comunicação, reforçando assim aspetos positivo do bem-estar dos usuários”, explicou Linda. Para a especialista, os dados apurados reforçam a necessidade de compreender como os fatores sociais influenciam na utilização das tecnologias de comunicação. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório