Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Amor felino. As seis raças de gatos mais dóceis para ter em casa

Ao adotar um felino, pode haver preferência por gatinhos com um caráter mais calmo e meigo. Embora seja importante lembrar que a educação que irá receber também influenciará o seu comportamento.

Amor felino. As seis raças de gatos mais dóceis para ter em casa
Notícias ao Minuto

14:19 - 02/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gatos

Antes de adotar um animal de estimação, é sempre importante conhecer a personalidade de diferentes raças, de modo a entender qual se adaptaria melhor à nossa própria maneira de estar e estilo de vida. Garantindo assim a felicidade tanto do bicho como do dono. 

Uma pessoa mais dinâmica, que gosta de uma rotina ativa, pode preferir um cão ou um gato com mais energia.

Por outro lado, uma pessoa com menos tempo disponível ou de temperamento mais calmo, tende geralmente a dar-se melhor com um animal igualmente mais tranquilo. 

Quais são as raças mais tranquilas de gatos?

Para aqueles que pensam em adotar um novo parceiro, propomos conhecer as raças felinas mais dóceis e calmas, segundo o portal Meus Animais. É claro, devemos considerar que o comportamento de cada animal (semelhante ao de uma criança) depende não só da genética como da educação e do ambiente ao qual está exposto.

Gato de pelo curto americano: o gato mais calmo

De acordo com muitos especialistas e proprietários apaixonados, o gato de pelo curto americano (ou american shorthair) é o gato mais calmo que existe.

Esta raça destaca-se pelo seu temperamento equilibrado, a sua alta sociabilidade e extrema fidelidade aos seus familiares. Além disso, graças à sua docilidade e paciência, são considerados excelentes animais de estimação para crianças.

O gato Chantilly-tiffany: um bichano muito carinhoso

O Chantilly-tiffany poderia compartilhar a primeira posição como gato mais calmo com o gato de pelo curto americano. Apesar de não ser uma raça extremamente popular, a sua personalidade é realmente encantadora. É um felino dócil, carinhoso e curioso, mas sem ser malvado ou hiperativo.

É uma raça muito receptiva aos abraços e carinhos, devido ao seu alto nível de sociabilidade.

Gatos birmaneses: bonitos e sonolentos

Os sagrados da Birmânia também são excelentes companheiros para quem procura um felino calmo e sociável. Estes gatos têm um caráter extremamente dócil e costumam tirar muitas sonecas durante o dia. 

Como esta raça surgiu de cruzamentos entre gatos persas e siameses, eles herdaram uma beleza privilegiada. 

O gato somali: um ‘campeão’ em sociabilidade

Os gatos somalis destacam-se pelo seu nível de sociabilidade e pelo seu caráter muito dócil e equilibrado. Na verdade, é uma das poucas raças que mostra muita facilidade e abertura para conhecer novas pessoas e animais. Estes gatinhos gostam de passar horas a dormir ou simplesmente a descansar na companhia dos seus amigos humanos.

Gatos abissínios: brincalhões, mas calmos

Os gatos abissínios são um dos símbolos da antiga civilização egípcia. É uma raça feliz e muito brincalhona, mas com um caráter dócil e equilibrado.

Os abissínios necessitam de cuidados simples com a sua higiene e com a manutenção do pelo. 

Persa: um gato amoroso clássico

O persa é o gato mais popular do mundo, e sua popularidade dura há muitas décadas. Tal sucesso não é por acaso: estes felinos são adorados não apenas pela sua beleza, mas também pela sua personalidade tranquila e dócil. Um gato persa é leal ao seu dono e geralmente é muito paciente com crianças e outros animais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório