Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mulheres são duas vezes mais afetadas por problemas digestivos

O Dia Mundial da Saúde digestiva celebra-se amanhã, dia 29 de maio.

Mulheres são duas vezes mais afetadas por problemas digestivos
Notícias ao Minuto

15:31 - 28/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Problemas digestivos

No dia 29 de maio assinala-se o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Milhões de pessoas em todo o mundo têm frequentemente queixas relacionadas com o sistema digestivo como diarreia, indigestão, ou prisão de ventre.

Em todo o mundo, cerca de 62% das pessoas sofrem pelo menos uma vez por ano de algum tipo de problema de saúde digestiva, e oito em 10 pessoas afirmam ter de recorrer a apoio médico.

Estes são dados do estudo 'Self Care: Be Your Best', um inquérito desenvolvido pela Sanofi ao nível global, e que contou com a participação de mais de 18 mil pessoas em nove países (EUA, México, Brasil, França, Itália, Alemanha, Rússia, Austrália e Japão). Segundo o mesmo estudo, as mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens e 44% de pessoas em todo o mundo foram trabalhar com queixas do foro digestivo.

O sistema digestivo é responsável por digerir alimentos e líquidos, reduzindo-os aos seus componentes químicos e decidindo como utilizá-los, absorvendo esses nutrientes para os transformar em energia ou para reparar ou construir células.

O sistema digestivo é conhecido como o nosso segundo cérebro e a ligação cérebro-sistema digestivo é fundamental para o nosso bem-estar físico e emocional. Aquilo que comemos influencia o que sentimos. Alimentos positivos como fruta fresca, verduras ou cereais integrais despertam sentimentos positivos, enquanto comida processada, rica em açúcar ou gorduras, fomentam sentimentos negativos.

Descubra os benefícios de um sistema digestivo saudável:

Mantenha um bom equilíbrio mental para sentir uma maior ligação entre o corpo e a mente: 95% da serotonina, uma hormona com grande influência no humor, é produzida no intestino delgado3, reduza o stress e faça exercício físico de forma adequada.

Preserve a sua saúde para desfrutar de momentos de alegria com aqueles de quem mais gosta: coma devagar e faça uma alimentação equilibrada, com vegetais, produtos integrais, frutos secos, prebióticos e probióticos. 

Desenvolva uma rotina saudável que respeite o seu fígado, a força motriz da sua vitalidade: Faça exercícios cardio para acelerar o metabolismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório