Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Afinal, sexo conta como exercício físico? Eis a resposta definitiva

Avaliamos as calorias que queima e se vale a pena ou não ir ao ginásio.

Afinal, sexo conta como exercício físico? Eis a resposta definitiva
Notícias ao Minuto

22:00 - 28/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Noites quentes

Quando o assunto é queimar calorias, normalmente se der às pessoas a possibilidade de optar entre uma hora a correr na passadeira ou a ter relações sexuais, o mais provável é que a maioria opte pela sessão de treino que ocorre entre os lençóis. Mas quantas calorias queimamos exatamente numa sessão típica de sexo?

Em declarações à publicação HuffPost US, Antony Karelis, professor do departamento de ciências do exercício da Universidade do Québec, em Montreal, no Canadá, divulgou que integrou uma equipa de investigadores que realizou um estudo com 21 casais heterossexuais, analisando o gasto energético durante a atividade sexual.

Como não existiam dados anteriores sobre o tema, Karelis afirmou que se interessou especificamente em pesquisar as unidades calóricas gastas, para poder comparar o sexo com exercícios físicos tradicionais.

Cada casal foi orientado a ter quatro encontros sexuais durante um mês, e ambos os indivíduos usaram faixas nos braços para registar dados como a sua temperatura corporal. Essas informações foram posteriormente utilizadas em conjunto com a altura e o peso para calcular as calorias queimadas em cada sessão. A média de calorias gastas na atividade sexual foi de 101 calorias, no caso dos homens, e 69,1, no das mulheres. Os investigadores também calcularam a queima calórica por minuto: 4,2 calorias no caso dos homens e 3,1 no das mulheres.

Os homens geralmente queimaram mais calorias que as mulheres no estudo porque a sua massa corporal geralmente é maior e "quanto maior é, mais calorias vai gastar", disse Karelis. Mas, segundo o professor, isso geralmente aplica-se a qualquer pessoa com índice de massa corporal (IMC) mais alto, independentemente do género.

É uma pena, mas o sexo oral provavelmente queima menos calorias

Não existe uma boa maneira de dar essa notícia, mas vamos lá: como o sexo oral geralmente não requer muita atividade aeróbica intensa, provavelmente não queima tantas calorias quanto uma relação sexual completa.

"Acho que o sexo oral não exerce grande papel em termos de gasto de energia", afirmou Karelis. "Mas essa é uma hipótese, na realidade. Não é algo que tenha sido documentado". 

A atividade sexual não deve substituir o exercício físico...

Sim, o sexo é uma atividade fantástica, mas não substitui a prática regular de exercício físico. O estudo de Karelis comparou a queima calórica dos participantes durante a atividade sexual com a queima calórica após 30 minutos numa passadeira. O resultado não chegou a surpreender: em matéria de queima de calorias, uma relação sexual não substitui uma sessão de treino cardiovascular.

De acordo com os resultados obtidos por Karelis, "o gasto energético durante 30 minutos de exercício físico é de 276 kCal ou 9,2 kCal por minuto para os homens e 213 kCal ou 7,1 kCal por minuto para as mulheres", na passadeira. (Enquanto isso, as calorias queimadas com meia hora de sexo foram 101 entre os homens e 69 entre as mulheres.)

E nem pense em tentar usar sexo para perder peso. "Seria preciso gastar quantidades imensas de energia com sexo para começar a pensar nisso como estratégia para perder peso", falou Karelis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório