Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Os três alimentos que deve mesmo evitar comer ao pequeno-almoço

De todas as refeições, o pequeno-almoço é a mais importante do dia e a que deve ter prestar mais atenção.

Os três alimentos que deve mesmo evitar comer ao pequeno-almoço
Notícias ao Minuto

10:00 - 20/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Mas existem alguns alimentos que, apesar de naturais ou de parecerem ser saudáveis, podem causar danos à saúde.

Segundo a nutricionista Jacira Cristine, em declarações à revista Terra, de todas as refeições, o pequeno-almoço é a refeição com a qual deve ter um maior cuidado.

“Após uma noite de sono necessitamos de mais nutrientes. Durante a noite, o organismo continua a trabalhar, sendo de extrema importância repor esses nutrientes perdidos durante o sono. O pequeno-almoço necessita de ser bastante nutritivo para que o corpo comece o dia com bastante energia”, revelou a especialista. 

Alimentos para evitar ao pequeno-almoço:

1. Sumo de laranja

A fibra saudável da fruta é totalmente desperdiçada quando é processada e se transforma em sumo. Todavia, o mal que esta bebida pode causar no organismo acontece graças à quantidade de frutose presente na preparação.

“Quando comemos uma laranja, a fruta é mastigada, sofre as ações dos sucos gástricos e passa para o intestino onde completa a digestão. À medida que vai sendo digerida, esta no sangue e é transportada até ao pâncreas, estimulando a produção de insulina. O tempo que este processo demora é de, mais ou menos, duas horas. E, a quantidade de insulina produzida por minuto está dentro de parâmetros adequados para a saúde”, relata o especialista Uronal Zancan à mesma publicação.

“Adicionalmente, se fizer um sumo com uma laranja, o tempo de digestão é quatro ou cinco vezes mais rápido (menos de quinze minutos) e estimula o pâncreas a produzir quatro ou cinco vezes mais insulina pela unidade de tempo. Esta quantidade de insulina será sempre prejudicial a qualquer organismo e gerará varias reações prejudiciais. Se o indivíduo for supersaudável, depois de várias horas (talvez mais de 12 ou 24 horas), ele conseguirá recuperar dos danos provocados pela insulina. Mas, se já sofrer de obesidade ou outra doença, o estrago perdurará por vários dias. Então, imagine só o estrago de um sumo feito com quatro laranjas ou mais?”, questiona.

2. Açúcares

Além dos sumos de fruta que estão repletos de sacarose, também é importante evitar o açúcar industrializado, que é algo ainda mais prejudicial à saúde. Por isso, evite colocar açúcar no leite, café ou chá. E evite de todo comer bolachas, bolos e cereais.

3. Produtos de charcutaria

Produtos industrializados como peito de peru, presunto, salame, chourição, fiambre, entre outros, podem até passar a impressão que são alimentos saudáveis, mas além de não serem excelentes fontes de proteínas, também contêm diversos aditivos químicos que podem prejudicar a saúde. 

“Esses alimentos além de serem ricos em sódio estão cheios de conservantes, corantes e nitratos que são substâncias que podem ser cancerígenas”, finaliza a nutricionista Jacira Cristine.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório