Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Olá verão! Afinal, qual é o exercício que queima mais calorias?

De acordo com a ciência, os melhores treinos são aqueles que podem ser feitos por mais tempo, como a corrida.

Olá verão! Afinal, qual é o exercício que queima mais calorias?

Na luta contra o excesso de peso, nem todos sabemos quais são as atividades mais eficientes que ajudam a combater os quilos a mais. A ciência, no entanto, pode elucidar esta questão melhor do que ninguém. A primeira pista está em quantos e quais músculos estão envolvidos na atividade física. Além disso, quanto maior for a demanda de força e de tempo gastos no exercício, melhores serão os resultados.

“Para maximizar a queima de calorias é necessário um exercício que use grupos musculares de membros inferiores e superiores e seja realizado em alta intensidade”, esclareceu Tim Church, que se dedica a pesquisas relacionadas à prática desportiva, em declarações à revista Time.

Crossfit e Tabata

Um estudo publicado no Journal of Sport and Human Performance revelou que alguns exercícios típicos do crossfit, como aqueles que envolvem a realização de flexões e agachamentos no maior número de repetições possíveis, queimam cerca de 13 calorias por minuto. Assim, num treino de 20 minutos, um indivíduo chega a perder, em média, 260 calorias.

Outra pesquisa, do Journal of Sports Science and Medicine (2013) sobre o método da Tabata  – outro treino de alta intensidade -, mostrou que alguns dos exercícios compostos por blocos de treinos de quatro minutos que misturam atividades de resistência e treino aeróbico, com períodos de descansos curtos, queimam 14,5 calorias por minuto, totalizando 280 calorias perdidas em 20 minutos de treino.

Comparativamente aos exercícios tradicionais, como passadeira e bicicleta, por exemplo, essa perda calórica é muito mais elevada, especialmente porque esses tipos de atividade envolvem uma variedade de exercícios. Durante a avaliação dos participantes da pesquisa, notou-se que alguns chegaram a perder, no total, 360 calorias no mesmo período de tempo (18 cal/min).

No entanto, especialistas alertam que a queima de calorias por minuto nem sempre é a melhor maneira de avaliar as exigências energéticas dos exercícios. Os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) são mais indicados para quem tem pouco tempo disponível para a prática desportiva. “Mas, no mundo real, muitas pessoas não ficarão confortáveis – ou serão capazes – de participar em períodos regulares ou prolongados de treino de alta intensidade”, comentou John Porcari, especialista em ciência do desporto na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, à revista Health.

Respeite o seu corpo

Para Porcari, exercícios que deixam o individuo mais confortável e permitem que ela o faça por um período de tempo prolongado tendem a queimar mais calorias do que outras modalidades, como é o caso da corrida. De acordo com um estudo publicado no ano passado, além de ajudar na perda de peso, a corrida também tem um impacto significativo na longevidade: indivíduos que correm têm uma redução de 25% a 40% de morte prematura e podem viver até três anos a mais do que quem não pratica a modalidade.

Além disso, um avaliador de calorias do American Council on Exercise demonstrou que para uma pessoa de 52 quilos, uma corrida de 30 minutos (num ritmo lento a moderado) pode queimar aproximadamente 260 calorias – a mesma quantidade de quem faz crossfit durante 20 minutos. Já alguém que pesa 79 quilos chega a perder 400 calorias, em meia hora de exercício. Se o ritmo da corrida for mais intenso, os resultados serão ainda melhores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório