Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

A Ciência vive no Centro Vasco da Gama

O Centro Vasco da Gama convida miúdos e graúdos a descobrir as mais divertidas experiências científicas.

A Ciência vive no Centro Vasco da Gama
Notícias ao Minuto

17:00 - 26/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Miúdos e graúdos

Entre 27 de abril e 5 de maio, o Centro recebe seis experiências do Pavilhão do Conhecimento. As crianças e crescidos vão ter a oportunidade de participar nas mais diversas atividades.

Nos pisos 0 e 1 do centro, poderá encontrar:

A Harpa com cordas invisíveis, que pode ser tocada e emite sons. As notas são reproduções de sons de harpa que foram armazenados eletronicamente e quando os dedos 'soltam as cordas', a nota faz-se ouvir.A esfera de plasma que irradia pequenos raios elétricos, mas não dá choque! A esfera contém gás a baixa pressão, neste circulam minúsculas correntes elétricas que originam descargas luminosas de plasma.

A cadeira de Beuchet que 'encolhe' a pessoa sentada porque o cérebro reconhece as duas peças da cadeira como uma só, dificultando o reconhecimento das distâncias.

Uma cabeça para jantar. Uma ilusão que separa a cabeça do corpo e para a descobrir, só servindo o prato principal.

Quente ou frio? A bobina tem placas com diferentes temperaturas, como o cérebro não identifica as diferentes temperaturas na mesma zona do corpo, dá informações erradas sobre o que está a sentir.A tempestade fluvial. Ao girar a esfera faz circular a água que esta contém, se a água girar suficientemente rápido, arrasta consigo partículas de areia. A uma determinada velocidade, a areia irá formar uma série de dunas, este processo é semelhante à forma como o vento cria dunas na praia.

Direcionada para famílias, a exposição Ciência Viva estará patente de 27 de abril a 5 de maio, no Centro Vasco da Gama, é gratuita e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do centro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório