A Ciência vive no Centro Vasco da Gama

O Centro Vasco da Gama convida miúdos e graúdos a descobrir as mais divertidas experiências científicas.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
26/04/2019 17:00 ‧ 26/04/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Miúdos e graúdos

Entre 27 de abril e 5 de maio, o Centro recebe seis experiências do Pavilhão do Conhecimento. As crianças e crescidos vão ter a oportunidade de participar nas mais diversas atividades.

Nos pisos 0 e 1 do centro, poderá encontrar:

A Harpa com cordas invisíveis, que pode ser tocada e emite sons. As notas são reproduções de sons de harpa que foram armazenados eletronicamente e quando os dedos 'soltam as cordas', a nota faz-se ouvir.A esfera de plasma que irradia pequenos raios elétricos, mas não dá choque! A esfera contém gás a baixa pressão, neste circulam minúsculas correntes elétricas que originam descargas luminosas de plasma.

A cadeira de Beuchet que 'encolhe' a pessoa sentada porque o cérebro reconhece as duas peças da cadeira como uma só, dificultando o reconhecimento das distâncias.

Uma cabeça para jantar. Uma ilusão que separa a cabeça do corpo e para a descobrir, só servindo o prato principal.

Quente ou frio? A bobina tem placas com diferentes temperaturas, como o cérebro não identifica as diferentes temperaturas na mesma zona do corpo, dá informações erradas sobre o que está a sentir.A tempestade fluvial. Ao girar a esfera faz circular a água que esta contém, se a água girar suficientemente rápido, arrasta consigo partículas de areia. A uma determinada velocidade, a areia irá formar uma série de dunas, este processo é semelhante à forma como o vento cria dunas na praia.

Direcionada para famílias, a exposição Ciência Viva estará patente de 27 de abril a 5 de maio, no Centro Vasco da Gama, é gratuita e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do centro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas