Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Nove dicas para prevenir as alergias

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em média, nos países ocidentais, durante a primavera, 30% da população seja afetada por alergias.

Nove dicas para prevenir as alergias
Notícias ao Minuto

21:00 - 18/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Olá primavera

"O ar seco da primavera concentra uma grande quantidade de pólen, ácaros e poluentes. Por isso facilita a manifestação de diversos tipos de alergia que desencadeiam a conjuntivite alérgica”, afirma o dermatologista Queiroz Neto. 

Grupos e fatores de risco

O oftalmologista afirma que um dos principais grupos de risco para desenvolver doenças alérgicas são as crianças. Isso porque o seu sistema imunitário ainda está em desenvolvimento e todos os tipos de alergia são uma resposta exagerada desse sistema a uma substância estranha ao organismo. Quando uma criança necessita de tomar antibióticos antes dos seis meses, ressalta, também tem uma maior predisposição a tornar-se num adulto alérgico, porque o medicamento desregula a imunidade.

Outros grupos de risco são as mulheres frequentemente expostas aos cosméticos na área dos olhos e os idosos por causa da diminuição da lágrima que protege a superfície dos olhos das agressões externas.

Tratamento

Queiroz Neto ressalta que o tratamento da conjuntivite alérgica depende da gravidade. Pode incluir desde colírios estabilizadores, até anti-histamínicos, corticóides e em casos extremos ciclosporina, medicamento imunossupressor que interrompe o funcionamento do sistema imunológico.

O colírio com corticóide, adverte, nunca deve ser usado sem supervisão médica porque não pode ser interrompido bruscamente. É muito importante, ressalta, evitar coçar os olhos, porque a fricção pode desencadear o ceratocone, doença responsável por 70% de transplantesque afina e deforma a córnea. A dica do médico para aliviar a comichão consiste em aplicar sobre os olhos fechados compressas de gaze embebidas em água filtrada e fria.

Prevenção

O oftalmologista afirma que alguns hábitos e alimentos evitam o ressecamento da lágrima e por isso podem diminuir as crises de alergia nos olhos. Os principais são:

· Frutas e legumes ricos em vitamina A – cenoura, mamão, manga, agrião, couve.

· Fonte de vitamina E – nozes, amêndoas, manteiga, gérmen de trigo.

· Incluir na dieta alimentos que contém ómega 3 – sementes de linhaça, sardinhas, bacalhau e salmão.

· Evitar carne bovina, carboidratos e gordura.

· Proteger os olhos do vento, poeira, fumo e produtos em spray.

· Evitar estar em ambientes com ar condicionado. 

· Evitar o uso de almofadas de penas e produtos em pó.

· Manter os ambientes livres de pó.

· Beba água com frequência para hidratar o corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório