Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Comer contra cancro: Sete alimentos alcalinos para ingerir todos os dias

De acordo com a dieta alcalina, um dos problemas típicos da alimentação moderna, composta maioritariamente por alimentos processados, refinados, proteínas animais e açúcares, é que esta tende a ter um efeito acidificante sobre o corpo, com consequências para a saúde como, por exemplo, o risco de doenças inflamatórias e cancro.

Comer contra cancro: Sete alimentos alcalinos para ingerir todos os dias

Muitos especialistas da área da nutrição e da saúde salientam que o consumo de alimentos alcalinos influencia positivamente o pH sanguíneo tornando-o alcalino, o que por sua vez contribui para um maior reequilíbrio do organismo.

Eis uma lista de sete alimentos altamente saudáveis, e cujas propriedades apresentam inúmeros benefícios para o organismo:

Raízes

Beterrabas, nabos, cenouras, rabanetes e todas as outras raízes e tubérculos têm um efeito alcalinizante sobre o corpo. Além disso, são ricos em minerais e fibras e, portanto, sem dúvida, contribuem para uma boa saúde geral do organismo.

Brócolos e não só

Os efeitos benéficos dos vegetais crucíferos (toda a família dos repolhos e brócolos) são agora conhecidos. Além de mudarem o pH do corpo, no sentido de proporcionar uma ligeira alcalinidade, reforçam o sistema imunitário, melhoram a digestão e têm reconhecidas propriedades preventivas contra certos tipos de tumores.

Saiba mais: Dor na axila - Antes de pensar em cancro, há várias causas inofensivas

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes estão entre os alimentos mais saudáveis que existem e devem ser consumidos crus ou cozidos. Por exemplo, os espinafres, são perfeitos para manter o equilíbrio  ideal ácido-base do corpo.

Alho

O alho tem muitas propriedades e é considerado um dos melhores alimentos que pode consumir. Além de ser alcalinizante, este alimento é um antibateriano natural, melhora a saúde do coração e ajuda o sistema imunitário, tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e contribui para a desintoxicação do organismo.

Limão

O limão como fruta alcalinizante é extraordinário, porque tem um pH ácido, devido ao teor de ácido cítrico. Na verdade, o efeito alcalino ocorre uma vez que o limão é absorvido pelo corpo, especialmente se a ingestão for feita com um pouco de água logo de manhã, com estômago vazio.

Pepino

O pepino é um alcalinizante vegetal particularmente valioso, devido à sua composição, altamente rica em água, que chega a 95% do seu peso. Não é por acaso que a estação deste vegetal é o verão, mesmo porque torna-se essencial por conta de seu poder de hidratação, bem como por causa de sua composição rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Maçã

A maçã, como a maioria das frutas, é alcalina e está repleta de fibras essenciais para o bom funcionamento intestinal, e nutrientes tais como vitaminas, minerais e outras substâncias úteis para que o corpo se mantenha saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório