Meteorologia

  • 26 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Dor nas axilas: Antes de pensar em cancro, há várias causas inofensivas

Sentir qualquer tipo de dor nas axilas pode levar-nos a pensar no pior cenário: o cancro da mama, mas antes de pensar no pior, revelamos-lhe as causas mais prováveis deste sintoma.

Dor nas axilas: Antes de pensar em cancro, há várias causas inofensivas

Certamente que as axilas não são o tema de conversa mais popular, mas quando se sente um dor nesta zona podemos ficar em total alerta.

De acordo com os especialista, a dor na axila, acompanhada de um massa ou outros sintomas nos seios (com mamilo invertido ou alterações repentinas no volume) pode ser um sinal ligado ao cancro da mama, mas antes de entrar em pânico, recordamos que outras causas bem mais comuns para este sintoma, o site da Reader’s Digest destaca cinco:

Alergias. Tem uma sensação de ardor nas axilas? Isto pode dever-se a alergias a sabonetes, desodorizantes, antitranspirantes ou até a certos tecidos da roupa. Pode tentar perceber ao que está a fazer alergia pelo método da eliminação ou falar com um médico para fazer um teste que detete ao que tem alergias.

Pelos encravados ou glândulas sebáceas infetadas. Pequenos nódulos, manchas vermelhas, comichão e dor nas axilas podem resultar de glândulas sebáceas infetadas ou pelos encravados. Isto pode dever-se a má higiene e ao calor e à transpiração excessiva. Lave bem esta zona depois de períodos de grande transpiração e tente usar roupa de tecidos que deixem o ar circular.

Queimaduras da lâmina. A dor e o ardor nas axilas também se podem dever à depilação com lâmina. Se a pele não estiver devidamente lubrificada na hora da depilação, podem ocorrer queimaduras, que depois provocarão bastante desconforto.

Distensão muscular. Se tem dores muito fortes nas axilas, isso pode indicar que teve uma distensão muscular em algum dos músculos à volta da axila. Com tempo e descanso a dor irá reduzir e os analgésicos também o podem ajudar a lidar melhor com a dor, mas deverá precisar de consultar um profissional de saúde.

Nódulo linfático infetado ou inflamado. Temos nódulos linfáticos debaixo dos braços e no pescoço e quando estes ficam inflamados ou infetados podem ficar inchados e provocar dor. Este sintoma geralmente está associado a uma infeção fúngica, bacteriana ou viral maior no corpo. Neste caso recomenda-se a ida ao médico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório