Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Chefe Marlene Vieira é a grande vencedora d' A Melhor Patanisca Lisboeta

O Peixe em Lisboa, evento gastronómico dedicado à gastronomia de mar, que está a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes até 14 de abril, já realizou a final da 3ª Edição do concurso 'A Melhor Patanisca Lisboeta', numa sessão aberta ao público.

Chefe Marlene Vieira é a grande vencedora d' A Melhor Patanisca Lisboeta
Notícias ao Minuto

10:45 - 09/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gastronomia

A chefe Marlene Vieira foi a grande vencedora do concurso deste ano, cujas pataniscas de bacalhau foram as mais bem classificadas e distinguidas como as melhores da região, num total de nove finalistas em análise.  O segundo e terceiro lugares foram atribuídos aos restaurantes Varanda de Lisboa, do Hotel Mundial e Clara Jardim (Campo Santana, Lisboa), respetivamente.

Presidido por Maria de Lourdes Modesto, o júri evidenciou e promoveu as características com que as pataniscas são confecionadas localmente. “Este desafio tem sido cada vez mais difícil para os membros do júri avaliarem. A qualidade das pataniscas que os restaurantes lisboetas apresentam é cada vez maior, nota-se um claro investimento nesta iguaria de cozinha tão típica, que tanto agrada aos locais como aos turistas”, conclui a especialista em gastronomia.

Segundo a receita típica lisboeta, as pataniscas devem ser achatadas, com ausência de gordura excessiva e consideráveis lascas macias de bacalhau e o concurso 'A Melhor Patanisca Lisboeta', desenvolvido pelo gastrónomo Virgílio Gomes, em colaboração com a organização do Peixe em Lisboa, evidencia isso mesmo.

A competir na 3ª Edição do concurso estiveram outros seis restaurantes da região de Lisboa, nomeadamente; Restaurante D’ Bacalhau e Casa do Bacalhau (vencedores da 2ª e 1ª edição do concurso, respetivamente), Restaurante Sem Dúvida, Taberna da Rua das Flores, a Casa da Comida e o restaurante Panorama, do Hotel Sheraton.

Para determinar os vencedores, os finalistas colocaram as pataniscas à prova de um conceituado júri, presidido por Maria de Lourdes Modesto e composto por Virgílio Nogueiro Gomes (gastrónomo e criador do concurso), Bernardo Alves (da Riberalves), os chefes Pedro Sommer Ribeiro e Justa Nobre e ainda Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue de gastronomia Cinco Quartos de Laranja.

Os nove concorrentes apresentaram as pataniscas em embalagens não identificadas e os membros do júri efetuaram provas cegas, desconhecendo a identidade dos mesmos. O júri pontuou as pataniscas numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, o “Equilíbrio entre os ingredientes”, a “Ausência de gorduras excessivas” e o “Sabor global”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório